Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 25-04-2019 às 04:09

Fuja do preconceito contra os problemas emocionais

Segundo fisioterapeuta com foco em saúde integrativa, cuidar da própria emoção é urgente e deveria ser vista como primeira necessidade

Por preconceito, acabamos deixando nossas emoções de lado, gerando dores e doenças que poderiam se ser evitadas. | Creditos: Divulgação

Somos um dos campeões em número de casos de depressão e transtornos de ansiedade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o mais alto índice da América Latina. Ainda assim, temos receio de tratamentos que nos ajudem a cuidar das emoções. Qual o motivo? Segundo o fisioterapeuta com foco em saúde integrativa, Sergio Bastos Jr, que atua na Biointegral Saúde, em São Paulo, o medo de “estar doente” faz com que deixemos a saúde emocional de lado, enquanto o melhor seria manter a saúde da mente e das emoções, da mesma forma que a saúde física, em dia.

“Quantas vezes você já sentiu dores que surgiram do nada, sem explicação? E se eu disser que elas podem estar diretamente conectadas às suas emoções?”, reflete Sergio, que segue: “e quantas doenças você tratou, de todas as formas, e elas teimaram em permanecer ou retornar, sem que haja um motivo físico para isso?” Segundo ele, de novo, podem ser suas emoções pedindosocorro.

Sergio explica que o receio de ser diagnosticado com uma doença emocional é tão grande, que preferimos sentir as dores, trata-las como sintomas apenas, ao invés de ir buscar o que efetivamente está causando aquele desconforto: “puro preconceito! A saúde da emoção, assim como a do corpo, nos faz mais fortes e mais felizes, nos proporciona bem-estar e faz com que a gente se conheça. Há sempre muito mais ganhos do que perdas em buscar a saúde emocional”.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.