Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-04-2019 às 00:04

Até o dia 30 de abril está aberto o “Espaço Cuiabá 300 Anos” no Goiabeiras Shopping

O resgate de um pouco da história da tricentenária Cuiabá poderá ser visto no Goiabeiras Shopping até o dia 30 de abril. Será um mês de vivências cuiabanas, prometendo mexer com a memória afetiva de sua gente

Fachada da Igreja do Rosário, ilustra uma das áreas do Goiabeiras Shopping | Creditos: Divulgação Assessoria de Imprensa

Começa a ser visitado a partir deste dia 3 de abril, há cinco dias do aniversário da capital mato-grossense, o  “Espaço Cuiabá 300 Anos”. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Goiabeiras Shopping, o local irá funcionar até o dia 30 de abril, na praça central do shopping e faz parte das comemorações do aniversário de 300 anos da Capital. O Goiabeiras é o primeiro shopping de Cuiabá e está coeso nas comemorações, juntando-se a Prefeitura de Cuiabá, que tem a frente Emanuel Pinheiro.

O espaço está sob a coordenação da Secretaria Extraordinária dos 300 Anos e poderá ser visitado gratuitamente pela população. “A escolha do local foi pensada no fato de ser o primeiro grande shopping da capital e, além disso, também comemora esse ano, 30 anos de fundação. Com isso estamos valorizando os produtos regionais e levando ao maior número de pessoas, as riquezas que só Cuiabá tem, como a cultura e as belezas naturais”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para a secretária Extraordinária dos 300 Anos, Cely Almeida o local foi pensado no intuito de resgatar um pouco da história cuiabana. “Será um mês todo voltado às vivências da cultura regional. Queremos mexer com a memória afetiva do povo. Para quem não conhece, vai conhecer. E para quem viveu na Cuiabá de outrora poderá fazer uma viagem no tempo e rememorar antigas lembranças”, comentou.

De acordo com a coordenadora do evento, Cybele Bussiki, a intenção de se criar o local aberto para visitação é mostrar os costumes para as futuras gerações. “Hoje se fala mais das nossas tradições do que antigamente, pois havia muito preconceito”, reforçou.

A programação de abertura ficará por conta da banda de músicos tocando hinos tradicionais da cuiabania. Poetas e artistas irão declamar poemas com histórias dos 300 da Capital e ao final da festa, show dos cantores Henrique, Claudinho e Pescuma com o tradicional rasqueado. Com temas voltados aos costumes e tradições cuiabanas, todos os dias o público poderá conferir algum tipo de atrativo.

Atividades voltadas aos estudantes das escolas municipais e estaduais estão programadas, onde poderão conhecer e memorizar a cultura cuiabana passada pelos idosos da melhor idade. 

Maria Avalone com expertise fez um trabalho junto aos artesãos de cuiabá que terão a oportunidade de mostrar suas produções (Foto). Waldeck Curvo, Jorge Katumba e Marcos Corrêa estão assinando a decoração, que ficou show.

Zilda Zompero, diretora da Eletro Fios e presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá montou no local o Cantinho Cuiabano, como convidada especial, da primeira dama Márcia Pinheiro, onde receberá a sociedade e as associadas da organização. Ela considerou a iniciativa muito positiva para mostrar a cultura e a produção artesanal da capital. No "Cantinho Cuiabano", viola de cocho, produções artisticas, livros de diversos autores de Cuiabá, artesanato de São Gonçalo Beira Rio, dentre outros. Foi colocada uma janela e uma cadeira de balanço para os visitantes tirarem fotografias.

O resultado pode ser conferido e toda a exposição e atrações serão gratuitas até o dia 30 de abril.

Na próxima galeria de fotos o Portal Rosa Choque mostrará todos os detalhes da inauguração. 

 

Foto do Cantinho Cuiabano, que ficará em exposição durante o   “Espaço Cuiabá 300 Anos”. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.