Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 25-04-2019 às 04:30

Jeito perfeito para cozinhar massas

Além de dar dicas pontuais, a marca ainda traz duas receitas imperdíveis

Spaghetti ao Molho de Camarão com Leite de Coco. | Creditos: Divulgação

A primeira receita de macarrão pode até, supostamente, ter vindo da China, mas quem popularizou a massa do jeitinho que ela é, foram os italianos. Eles, inclusive, trouxeram este prato às terras brasileiras e com base no sucesso deste alimento na nossa culinária, segundo a ABIMAPI¹, o Brasil fica com a terceira posição noranking de maiores consumidores de massas no mundo.

Queridinha nas mesas de casa e famosas no almoço de domingo, a massa é versátil, prática e também rica em carboidratos. Ou seja, além de gostosa, ainda dá energia para o dia todo. Pode ser encontrada em diversos tipos e cortes, comosecas, frescas, recheadas, curtas, longas e planas, com ovos, sêmola e até instantâneas.

Independentemente da facilidade de manuseá-la em vários tipos de pratos, a massa é um alimento que precisa de cuidados, principalmente em seu cozimento. Isso evita errar no ponto e acabar com um resultado inesperado.

Fortaleza, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, ensina o jeito certo de cozinhá-la com dicas² muito importantes. Confira:

  • Utilize uma panela grande para que o macarrão possa se mover livremente na água fervente. Como medida aproximada, são 5 litros de água e 1 colher (sopa) de sal para 450g de massa. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de óleo para evitar que grude durante o cozimento. Cozinhe-a em panela destampada, com água fervendo constantemente, mexendo de vez em quando, até que atinja o ponto al dente.
  • Massas curtas (argola, búzios, conchinha, parafuso e penne): Leve uma panela grande com água ao fogo e deixe ferver. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a massa toda, de uma vez só, e deixe ferver novamente. Cozinhe com a panela destampada até que a massa esteja al dente, mexendo de vez em quando. Despeje-a em um escorredor e agite bem para drenar toda a água. Coloque a massa de volta na panela e reaqueça com um pedaço demargarina ou 1-2 colheres (sopa) de azeite, ou vire em uma travessa preaquecida e cubra com molho.
  • Massas longas (spaghetti e ninho, por exemplo): A técnica para cozinhar massa longa consiste em mergulhá-la lentamente na água fervente. Ao entrar em contato com a água fervente, o macarrão fica macio e pode se espalhar na panela sem quebrar. Calcule o tempo de cozimento a partir do momento em que voltar a ferver depois de colocá-lo. Quando estiver cozido, escorra bem. Enxágue a panela, leve de volta ao fogo e adicione um pedaço de margarina ou 15-30 ml de azeite. Coloque-o novamente na panela e mexa sob fogo alto até ficar brilhante.

Além destas dicas, não se esqueça de seguir o modo de preparo indicado na embalagem para conseguir o sabor e consistência desejados!

Agora, aproveite o que aprendeu com a Fortaleza e coloque em prática os métodos citadas para massas curtas e longas preparando os deliciosos Spaghetti ao Molho de Camarão com Leite de Coco e Parafuso ao Molho Agridoce com Costela de Porco.

Veja abaixo o passo a passo das receitas:

Como fazer Spaghetti ao Molho de Camarão com Leite de Coco

Ingredientes:

1 pacote de Spaghetti Fortaleza (500g)

400g de camarões limpos e sem casca

2 colheres de sopa de azeite-doce

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 lata de molho de tomate

200ml de leite de coco

2 colheres de sopa de salsa picada

50g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
 

Modo de Preparo:

- Faça o espaguete seguindo as instruções da embalagem.

- Em uma frigideira funda, refogue a cebola e o alho em uma colher de sopa de azeite-doce.

- Adicione o camarão e espere ele ficar rosado.

Coloque o molho de tomate e deixe todo o conteúdo da panela cozinhar por 5 minutos.

- Acrescente ao molho o leite de coco e acerte o sal e a pimenta.

- Em uma travessa, coloque o espaguete e o molho por cima.

- Finalize com o azeite, a salsa e o queijo.

 

Como fazer Parafuso ao Molho Agridoce com Costelinha de Porco

Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso Fortaleza 500g

6 colheres (sopa) de azeite

100g de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de mostarda

500ml de polpa de tomate

1kg de costelinha de porco

3 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de molho inglês

1 colher (sopa) de catchup

a gosto sal e tomilho
 

Modo de Preparo:

- Na véspera tempere as costelinhas de porco com azeite, alho, sal e tomilho. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 1 hora.

- Prepare o molho agridoce. Em uma panela média, coloque o açúcar mascavo e deixe derreter. Acrescente o molho inglês, a mostarda, o catchup, a polpa de tomate e deixe em fogo baixo mexendo sempre até todos os ingredientes se dissolverem e reserve.

- Pincele as costelinhas com o molho agridoce, acomode-as em uma forma, cubra com papel-alumínio e leve para assar em fornomédio (180ºC) preaquecido por cerca de 1 hora. Cuide para as costelinhas não ressecarem, pincele novamente o molho agridoce quando necessário. Reserve o restante do molho para temperar a massa. Retire do forno, desfie as costelinhas, reservandoalgumas com osso para decorar.

- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “Al Dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Em uma panela média, aqueça o molho agridoce junto com a costelinha desfiada.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho agridoce com costelinha desfiada e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima as costelinhas com osso e sirva a seguir.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.