Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-07-2019 às 11:50

Praticar exercícios físicos beneficia o cérebro

De acordo com neurologista do HCor, a prática proporciona um grande ganho na aprendizagem, ajuda a pensar com mais clareza, melhora a memória, além de proporcionar outros benefícios

A atividade física também aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores, que são hormônios fabricados pelos neurônios e atuam nas sinapses (comunicação entre essas células). | Creditos: PixaBay

Os benéficos efeitos da prática de atividade física para a saúde são amplamente conhecidos. Mas o que poucos sabem é que esse benefício também tem efeito na saúde mental. Algumas das vantagens que podem ser destacadas são: a elevação dos níveis de oxigenação e do fluxo sanguíneo no corpo, a melhora do funcionamento da memória e da concentração, além da prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“A prática regular de exercício é eficiente no combate à depressão e também potencializa os efeitos dos medicamentos. Como consequência, contribuem para a formação de novos neurônios em áreas no cérebro importantes para a memória e a capacidade de aprender”, explica o Dr. Mauro Atra, neurologista do HCor.

A atividade física também aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores, que são hormônios fabricados pelos neurônios e atuam nas sinapses (comunicação entre essas células). “Esses compostos participam da regulação de funções como memória, aprendizagem, emoções, sede, sono, fome, bem-estar, ansiedade e humor. Oresultado é um reequilíbrio das quantidades dessas substâncias no cérebro, compensando déficits ou excessos e melhorando o desempenho do cérebro”, acrescenta Dr. Atra.

 

Principais benefícios

1 - Reduz os sintomas de depressão, a degeneração celular e o estresse e ansiedade.

2 - Melhora a função cognitiva e sensorial do cérebro, o desempenho escolar, o fluxo sanguíneo para o cérebro e também o humor.

3 -  Aumenta a inteligência e a motivação.

4 - Evita o comprometimento cognitivo.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.