Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-03-2019 às 20:42

Duas exposições simultâneas apresentam o trabalho de Ruy Ohtake

"O design da forma" e "A produção do espaço" ocorrem, respectivamente, no Instituto Tomie Ohtake e no Museu da Casa Brasileira

A última exposição, que situou em perspectiva o trabalho de Ohtake, ocorreu em 2008, na FAU-USP para celebrar os 60 anos da faculdade. | Creditos: Reprodução/CASACOR

Um panorama da obra de Ruy Ohtake, desde recém-formado até projetos atuais, poderá ser conferido em duas exposições simultâneas em São Paulo. Enquanto o Museu da Casa Brasileira exibe cerca de 40 projetos construídos ou em construção na mostra Ruy Ohtake: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO, com curadoria de Agnaldo Farias, o Instituto Tomie Ohtake traz a sua produção como designer, por meio de aproximadamente 25 peças selecionadas pelos curadores Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes em Ruy Ohtake: O design da forma.

As exposições visam aprofundar dois momentos (arquitetura e mobiliário), que delineiam iniciativas e pesquisas únicas, nas quais o arquiteto debruçou-se com uma inventividade formal pautada pelo risco. A última exposição, que situou em perspectiva o trabalho de Ohtake, ocorreu em 2008, na FAU-USP para celebrar os 60 anos da faculdade.

 

Ruy Ohtake: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO

A exposição no Museu da Casa Brasileira, feita em associação com o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, apresenta ao público o singular pensamento espacial de Ruy Ohtake, um dos principais arquitetos brasileiros. Por meio de maquetes, desenhos, croquis, fotografias e vídeos, Agnaldo Farias concentra sua extensa produção de quase 60 anos num conjunto de 42 projetos.

Entre as obras selecionadas estão projetos urbanísticos, como o Parque Ecológico do Tietê; Parque Ecológico de Indaiatuba; Polo Educativo e Cultural e Condomínio Residencial de Heliópolis; e o Expresso Tiradentes. Já entre as edificações, estão: Hotel Unique, Complexo Aché Cultural, onde está abrigado o Instituto Tomie Ohtake, caracterizado por um grande saguão que articula oito salas de exposições e demais complementos da instituição, em São Paulo; Alvorada Hotel, em Brasília e a Embaixada do Brasil, em Tóquio.

 

Ruy Ohtake: O design da forma

No Instituto Tomie Ohtake estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake. A partir de 1995, Ruy cria peças nos mais variados materiais: porcelanato, madeira, aço, vidro, porcelana de inovadora resistência e prata. O enfoque da apresentação destas peças busca destrinchar atentamente sua proximidade com o estudo dos materiais, seus comportamentos e limites, além de um entendimento atento às etapas de produção. A mostra reúne além de obras originais, desenhos, modelos volumétricos, vídeos e entrevistas com o arquiteto.

 


Serviço:

Ruy Ohtake - A PRODUÇÃO DO ESPAÇO

Data: até 19 de maio de 2019

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705

Quanto? Entrada inteira: R$ 10 / Meia-entrada: R$ 5

Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada | Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

 

Serviço

Ruy Ohtake: O design da forma

Data: até 14 abril 2019

Horário: Terça a domingo, das 11h às 20h

Local: Instituto Tomie Ohtake – Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros

Quanto? Entrada gratuita

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.