Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-08-2019 às 05:59

Filmes indicados ao Oscar apresentam cenografia espetacular

Das paisagens africanas do Pantera Negra, aos detalhes meticulosos de Roma, conheça um pouco sobre a ambientação dos longa metragens prestigiados de 2019

Das paisagens africanas futuristas de Wakanda, do Pantera Negra, aos detalhes meticulosos de Roma, o bairro da Cidade do México, conheça um pouco sobre a ambientação dos longa metragens mais prestigiados de 2019. | Creditos: Reprodução/CASACOR

Na 91ª edição do Academy Awards – a premiação conhecida como Oscar – os filmes indicados para diversas categorias possuem pelo menos um aspecto em comum: a cenografia de tirar o fôlego. Das paisagens africanas futuristas de Wakanda, do Pantera Negra, aos detalhes meticulosos de Roma, o bairro da Cidade do México, conheça um pouco sobre a ambientação dos longa metragens mais prestigiados de 2019.

 

Pantera Negra

A designer de produção Hannah Beachler se inspirou na arquitetura de Zaha Hadid, o Palácio de Buckingham e o afrofuturismo ao criar o mundo fictício de Wakanda, para o filme da Marvel, Pantera Negra. Os destaques ficam com o Edifício DDP, em Seul, e o SOHO Wangjing, em Pequim, que foram combinados com as paisagens remanescentes do cenário africano.

 

A Favorita

A produção foi filmada no palácio rural histórico de Hatfield House, na Inglaterra. A designer de produção Fiona Crombie teve o cuidado de retratar a frivolidade e os caprichos da corte ao criar sets grandiosos para o drama de época. A estilista australiana, que já ganhou um BAFTA por seu trabalho no filme, usou um jogo de escalas para construir o papel de cada personagem no filme, como uma cama gigante completa com quatro colchões para a rainha Anne.

 

Roma

O longa-metragem original do Netflix se passa na Cidade do México, na década de 1970. O designer de produção Eugenio Caballero usou as lembranças que ele e o diretor Alfonso Cuarón tiveram na capital mexicana ao criar os cenários imensamente detalhados para o drama. Enquanto grande parte do mobiliário veio da família de Cuarón, Caballero construiu fachadas sobre edifícios para recriar o período, baseado em fotografias antigas.

 

O Primeiro Homem

O designer de produção Nathan Crowley foi encarregado de simular o primeiro pouso na Lua de um homem no filme biográfico de Neil Armstrong. Crowley trabalhou em estreita colaboração com a NASA para retratar com precisão os equipamentos da estação espacial, trajes espaciais e produtos usados no filme, que se retrata mais de uma década na vida de Armstrong.

 

Ilha de Cachorros

O designer de produção Paul Harrod recebeu sugestões do arquiteto japonês Kenzo Tange ao construir a arquitetura da animação stop-motion de Wes Anderson, Isle of Dogs. Cada componente da impressionante composição de 240 cenários e 44 palcos foi construído em detalhes minuciosos, variando de “nuvens tóxicas” feitas de algodão a minúsculas poças de acrílico.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.