Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-07-2019 às 12:52

Cuidados para manter a saúde no verão

Especialistas da Central Nacional Unimed alertam que a exposição em excesso à luz solar pode afetar o bem estar físico em geral

Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente, provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo. | Creditos: PixaBay

O sol é uma excelente fonte de vitamina D, entretanto, no Verão os cuidados com a exposição à luz solar devem ser redobrados. Especialistas da Central Nacional Unimed – maior operadora de planos de saúde do Sistema Unimed –alertam que é preciso evitar os raios UV (ultravioletas) não apenas porque aumentam o risco de câncer de pele, mas porque podem afetar a saúde em geral.

A exposição imprópria à luz solar pode prejudicar o bem-estar físico. Os raios UV atingem a pele, provocando queimaduras, alergias e insolações graves. São responsáveis ainda pelo envelhecimento precoce e pela presença das indesejáveis manchas.

 

Câncer de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 180 mil novos casos ao ano. “O câncer de pele corresponde a 25% de todos os casos da doença na população”,afirma a dermatologista Dulce Aunhao, da Central Nacional Unimed.

A especialista explica que a doença, muitas vezes, se manifesta silenciosamente, por isso, é preciso estar atento aos primeiros sinais no corpo, por mais sutis que sejam, e procurar um profissional para eliminar dúvidas.

Entre os sinais que podem indicar a doença estão o surgimento ou o aumento de pintas e manchas pelo corpo: umapinta que aumentou de tamanho ou mesmo uma lesão que está sempre ferida, que sangra sem razão ou que não saracom facilidade. “Quanto antes a doença for diagnosticada, mais efetivo e rápido será o tratamento”, enfatiza.

A maioria dos cânceres de pele é causada pelo excesso de exposição ao sol. A doença surge a partir do crescimentoanormal e descontrolado das células que compõem a pele.

 

Proteja-se no Verão

É possível evitar câncer de pele, manchas, queimaduras e até as micoses, comuns no Verão, adotando medidas simples, alerta a dermatologista Dulce Aunhao, da Central Nacional Unimed.

 

Uso de protetor

A maior incidência de raios UV é entre 10h e 16h; em Salvador, de acordo com o Climatempo, entre 12h e 18h aincidência de UV oscila entre alta, muito alta e extrema. Os raios UV podem ocasionar o surgimento de agentes cancerígenos. Por isso, é fundamental evitar a exposição nos horários de maior incidência e usar protetor solar.

Aplique protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição e faça renovação a cada 3 horas (importante paraquem está na praia ou na piscina). Porém, quem fica exposto ao sol durante o trabalho deve ter esse cuidado todos os dias, a fim de evitar o câncer de pele. Os cuidados com as crianças e idosos devem ser redobrados.

 

Cuidados com os olhos

Por causa do efeito cumulativo, a incidência da luz do sol sobre os olhos pode causar a catarata e gerar incômodos, como irritação e lacrimejamento. Por isso é recomendável o uso de óculos escuros, bonés e chapéus.

 

Mantenha a pele limpa e hidratada

Tomar pelo menos dois banhos por dia deve ser suficiente para manter a pele limpa e livre do suor. Na regiãoNordeste, onde o clima é muito quente, é comum tomar três e até quatro banhos diários, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.

Após o banho é importante usar creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca: como pés, joelhos, mãos e cotovelos.

 

Cuidados com a depilação

Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia ou na véspera da exposição solar, para evitar o surgimento de manchas escuras na pele. Assim, a depilação deve ser feita, pelo menos com 48 horas de antecedência.

 

Tome banho de água doce depois da praia

Depois de um dia de praia, é recomendável tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal eareia, que ressecam a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos. Se a praia tiver um chuveiro de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia, e se não tiver leve uma garrafa de águadoce para jogar no corpo quando sair da areia. Se possível experimente hidratar a pele aplicando novamente o protetor solar ou com a loção pós-sol.

 

Não fazer tratamentos de pele no verão

Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão. Esses tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer esse tipo de tratamento é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar.

 

Manter a pele sempre seca

Manter a pele sempre seca é importante para evitar o aparecimento de fungos que levam à micose. É importante usar sandálias ou chinelos para que os pés não fiquem molhados de suor dentro do sapato.

 

Alimentação

Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bonita e hidratada.

 

Beber muita água

Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente, provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.