Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-03-2019 às 20:02

Exposição "Rádio Retrô" traz curiosidades sobre a história do rádio

Mostra resgata a memória do aparelho, mostrando sua evolução tecnológica e importância social desde o início da sua fabricação

A primeira transmissão de rádio, acredita-se que tenha sido nos Estados Unidos, em 1906, na véspera de Natal. | Creditos: PixaBay

A mostra, promovida pelo Shopping Center 3, resgata a memória do rádio, aparelho que desde os primórdios do século XX habita lares por todo o planeta. Entre as dezenas de exemplares antigos e que praticamente só existem nesta coleção, o público poderá apreciar a evolução deste equipamento entre as raridades expostas. Não poderia ficar de fora, por exemplo, o gramofone, tão visto em filmes de época, cuja fabricação é datada de 1912 e sua corda é suficiente apenas para tocar o velho disco de 78 rotações por minuto.

Em 1928, o gramofone foi substituído pela Victrola Portátil RCA, de ferro e semelhante a uma maleta – sua praticidade permitia que fosse levada a qualquer lugar, inclusive, aos bucólicos piqueniques da época. Ou o rádio Westinghouse Refrigerator, com o formato de geladeira e o apelido de "little jewel" (pequena joia), peça disputadíssima entre colecionadores.

Vale ainda destacar o rádio Capelinha, dos anos 1930, e também um dos primeiros fabricados no Brasil; o rádio Cacique, de 1936; além de modelos em formato de mobília. A exposição inclui, também, painéis explicativos com curiosidades sobre o rádio no Brasil e no mundo, polêmicas sobre sua invenção, fotos de grandes personalidades dorádio como as irmãs Linda e Dirce Batista, Emilinha Borba e Marlene – as “Rainhas do Rádio”, que eternizaram várias canções nos Anos de Ouro, entre outros.

 

Saiba mais: Curiosidades sobre o Rádio:

- O aparelho RCA, dos anos 1930, tinha valor de venda equivalente ao de um carro.

- A primeira transmissão de rádio, acredita-se que tenha sido nos Estados Unidos, em 1906, na véspera de Natal.

- As primeiras emissoras surgiram logo após a Primeira Guerra Mundial. E os “Anos de Ouro” da era do Rádio coincidem com o período da Grande Depressão de 1929, após a queda da Bolsa de Valores em Nova Iorque.

 

Exposição “Rádio Retrô” no Shopping Center 3

Local: Lounge Piso Jardins

Data: até 19 de março

Horário: das 10h às 22h

Local: Shopping Center 3: Avenida Paulista, 2064 - Cerqueira César

Tel: (11) 3285-2458

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.