Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-04-2019 às 00:00

Governador e primeira dama prestigiam evento da BPW Cuiabá

No dia 8 de março, na Academia Mato-Grossense de Letras-AML, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá colocou novos pontos de luzes a iluminarem as mulheres que fazem a diferença, por suas atuações em diversos ramos de atuação. A ON

Governador Mauro Mendes, com a primeira dama Virginia Mendes e membros da diretoria executiva e conselho superior da BPW Cuiabá, e a jornalista Cris Ávila uma das representantes da mídia no evento | Creditos: Caroline De Vita | Secom MT

 

A abertura do 17º Março é Mulher mostrou que o evento criado em 2002 pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá se consolidou  como "importante celebração de uma data, que traz em si um significado legitimo de conquistas através das lutas de tantas mulheres, que até mesmo se sacrificaram para trazer mais luz ao empoderamento feminino, possibilitando assegurar nossos direitos, e a  inserção no mercado profissional, e ao ingresso no mundo dos negócios, a autonomia econômica e a igualdade de oportunidades", disse a presidente Zilda Zompero, na noite  do dia 8 de março, na Academia Mato-Grossense de Letras-AML, onde aconteceu o evento que contou com mais de 30 parceiros, e a presença de expressivas autoridades, e 14 homenageadas. Virginia Mendes  recebeu destaque na cerimônia, com placa de honra e a líder do bairro São Gonçalo Beira Rio, Domingas Leonor da Silva recebeu o Título de Mérito BPW Cuiabá, o maior reconhecimento da organização, entregue anualmente para uma personalidade na Cerimônia das Velas.

O Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, a primeira dama do Estado Virgínia Mendes, o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, a secretária da Secretária Extraordinária dos 300 Anos, Cely Almeida; o presidente da AML, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Glaucia Amaral, o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais-CORE/MT, José Preira, e o superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá-ACC, Manuel Gomes e o vereador Orivaldo Alves  estiveram entre as autoridades que prestigiaram a solenidade.

Representatividade da ONG Feminina, na foto o governador e a primeira dama entre a presidente Zilda Zompero, a presidente em exercício da BPW Brasil, Mariza Bazo, e a secretária da secretária da Secretária Extraordinária dos 300 Anos, Cely Almeida.

Uma homenagem feita pela BPW Cuiabá, para sua presidente fundadora, Sueli Batista, com meninas vestidas de amarelo com dizeres especiais em placas e trazendo o globo em uma das mãos, muito emocionou. "O reconhecimento é o que de melhor se leva na vida", disse Sueli e ela recordou a trajetória da BPW Cuiabá nos 18 anos, e que sempre contribuiu com a organização. Atualmente concentra esforços na Comissão de Responsabildiade Social, e quer ver decolar o Projeto Chita e Fuxico, sendo que a primeira dama do Estado Virgínia Mendes foi convidada a ser embaixadora,  juiz Jamilson Haddad Campos (foto), da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá (MT), e representante da Região Centro-Oeste, no Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher- FONAVID,o embaixador. A conselheira concentrou sua fala na sustentabilidade e nas parcerias que se pretende junto a iniciativa privada e os governos do Estado e do Município, sendo que Cely Almeida tem incentivado o projeto, que já foi apresentado para ser inserido  dentre as boas práticas da ONG Feminina nos 300 anos da capital.

Mariza Bazo conselheira superior da BPW Cuiabá, falou na oportunidade como autoridade da BPW Brasil. Ela  destacou  que estava muito feliz por estar na organização, em nível local, há quase 18 anos, e poder na cerimônia das velas, que foi inserida no tricentenário de Cuiabá, usar a palavra como presidente interina da organização, que em nível regional, nacional e internacional tem dado os melhores exemplos para o empreeendedorismo e empoderamento da mulher. Relatou a influência que tem a ONG Feminina informando que a presidente da BPW Brasil e expressiva delegação se encontrava em Nova Iorque, em encontro da BPW Internacional e participação na CSW 63 – ONU – a sexagésima terceira sessão da Comissão sobre o Status da Mulher será realizada na sede das Nações Unidas. A líder também fez um balanço da trajetória feminina ao longo do século passado, para o atual, destacando que até o início da década de 60a a mulher nem tinha CPF, não podendo constituir empresa.

Reconhecida celebração

."Nesta noite estamos irmanadas em alegria, mas não devemos nos esquecer, que nem sempre e nem nas atuais circunstâncias, a trajetória das mulheres tem sido respeitada, em sua totalidade", foi o que disse a presidente da BPW Cuiabá Zilda Zompero a falar a respeito da data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher . Segundo ela é preciso sempre lembrar de se prosseguir atentas na defesa dos direitos femininos e principalmente  manter as lutas  pela não violência contra a mulher,

Zilda Zompero aproveitou a presença do governador Mauro Mendes e da primeira dama Virgínia Mendes (Foto) para fazer-lhes publicamente uma solicitação, destacando que eles  imbuídos de  autoridade, en também de sensibilidade, poderiam contribuir  para que tenha em Mato Grosso, a Casa da Mulher Brasileira, um centro de atendimento mais humanizado e especializado no atendimento à mulher vítima de violência. Ela deixou claro que a BPW Cuiabá tem capital intelectual e humano para contribuir com este público alvo, que precisa sim de acolhimento e segurança, mas também de capacitação para a sua autonomia econômica,  e que uma das soluçlões é um dos projetos da ONG voltado para as mulheres em situação de vulnerabilidade e vitimas de violência.

Para sua diretoria, conselho superior, conselheiras diretoras, coordenadoras e associadas, ela solicitou pela ordem que todas ficassem em pé e disse: "Vocês são mulheres especiais, que comigo levam adiante, os ideais da fundadora da BPW Internacional Lena Madesin Phillips, da primeira presidente da  BPW Brasil, Maria Paula Caetano e da fundadora da BPW Cuiabá, Sueli Batista". Zilda lembrou que no dia 4 de dezembro ocorrerá a cxomemoração dos 18 anos da BPW Cuiabá, e que na sua gestão tem encintrado muita colaboração. "Eu quero dizer que nada fazemos sozinhas, e que cada uma de vocês fazem valer o lema da gestão 2018- 2020, Juntas Brilhamos Mais e Iluminamos Caminhos".

Pela cerimônia ter sido realizada na Academia Mato-grossense de Letras, o presidente da instituição, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, pontuou que a homenagem tem grande significado, pois a entidade foi pioneira ao ter a primeira mulher em todo país fazendo parte de sua história desde a fundação. “Trata-se da professora e escritora Ana Luiza Prado Barros. Ela fez parte da fundação da Academia, em 1921, e se destacou na administração da entidade e como vanguardista no espaço cultural de nossa cidade. Somente 80 anos depois é que a Academia Brasileira de Letras teve a primeira mulher em suas cadeiras”, contou.

O governador Mauro Mendes  lembrou que as mulheres vêm conquistando seus espaços nas últimas décadas e as parabenizou pelo dia. “Este é um dia internacional que representa a luta, ao longo dos séculos, pela conquista da igualdade e dos direitos das mulheres, mas acredito que ainda há muito espaço e uma longa trajetória pela frente, pois em muitos lugares do planeta ainda existe muita desigualdade a ser vencida. Tenho a certeza de que a força das mulheres é muito importante para nosso futuro e de nosso Estado”, declarou Mendes, que em seguida prestou uma homenagem com lindo arranjo de flores e palavras muito carinhosas, dando um tom informal para a solenidade, mostrando-se muito a vontade no evento.

HOMENAGEM NA CERIMÔNIA DAS VELAS

Este ano a presidente Zilda Zompero inovou na condução das homenageadas na Cerimônia das Velas,não feita por apenas uma representante da organizasção, sendo que cada membro da diretoria executiva foi acompanhada de uma conselheira, coordenadora e também associadas. A primeira vela foi acesa pela primeira dama Virgínia Mendes, que foi acompanhada da presidente e coordenadora do Comitê de Negócios da BPW Brasil,  Zilda Zompero,  e da conselheira superior da BPW Cuiabá e presidente em exercício da BPW Brasil, Mariza Bazo. A segunda vela foi acesa pela secretária da Secretária Extraordinária dos 300 Anos, Cely Almeida, que foi acompanhada pela primeira vice-presidente da BPW Cuiabá, e coordenadora do Comitê dos Direitos da Mulher, Margarethe Nunes e da conselheira superior da BPW Cuiab á, Sueli Batista; a terceira vela foi acesa por Cleuza Dias, presidente da MT Mamma, que foi acompanhada pela segunda vice-presidente Andréa Barbosa e pela conselheira diretora, Terezinha Sandoval Zompero; a quarta vela foi acesa por Neila Barreto, Diretora do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Mato Grosso, ela foi acompanhada por Rubia Ranzani, Primeira Diretora Secretária da  BPW Cuiabá  e a associada, a  fotógrafa Rita Castro, esposa do Presidente da Academia Mato-Grossense De Letras, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho; a quinta vela foi acesa pela empresária do ramo de decoração, Anna Carolina Coelho Jorge da Cunha, que foi acompanhada por Glauce Romio Mendes, segunda diretora Secretária da BPW Cuiabá, e a coordenadora de Negócios da BPW Cuiabá, Raquel Batista; a sexta vela foi acesa por Ariane Malouf, cheff do Marralo - Cozinha Criativa, ela foi acompanhada da diretora tesoureira da BPW Cuiabá, e da conselheira diretora, Cléria Del Barco; A sétima vela foi acesa por Francisca Navarro, artista plástica, ela foi conduzida pela segunda diretora tesoureira, da BPW Cuiabá , Cleide Anteres Lima Franco e da  associada, master coach, Eliane Jaqueline Debesaitis Metzner; a oitava vela foi acesa por  Glaucia Amaral presidente do Conselho Estadual dos direitos da Mulher do Estado de Mato Grosso, que foi acompanhada pela segunda diretora jurídica da BPW Cuiabá, Marilza Moreira, que foi acompanhada da conselheira diretora, Tatiani Barbieri; a nona vela foi acesa pela empresária, do Bolo de Arroz, Patrícia Lara Pinto Toledo Mendonça, que foi acompanhada da primeira diretora jurídica da BPW Cuiabá, da BPW Cuiabá, Cláudia Aquino; A décima vela foi acwesa pela campeã de triatlo, Carmencita Okumura, que foi acompanhada da diretora de eventos da BPW Cuiabá,  Carla Guberth e da associada, a empresária Rosimeri Ribeiro; a décima primeira vela foi acesa por Fabiana Totti, gerente de Marketing do Goiabeiras Shopping, que foi acompanhada da diretora de comunicação da BPW Cuiabá, Zilda Carracedo, que foi acompanhada da associada, a empresária Margareth Lemes De Paula; a décima segunda vela foi acesa pela produtora cultural e rainha do samvba dos 300 anos de Cuiabá, Margarete Xavier da Cruz, que foi acompanhada pela conselheira diretora, Anna Maria Souto Barreto e pela associada, e presidente do Rotary, Chapada dos Guimarãesw, Elizabeth Fernandes; a última vela que lembra a BPW do futuro, foi acesa pela jovem cantora, Áurea Maria Barbosa Monteiro, que foi acompanhada pela coordenadora da BPW Jovem, Juliana Tanaka que foi acompanhada da mãe da homenageada, a associada e empresária,  Laurivalda Gomes Barbosa, Todas receberam flores e placas, e a primeira dama ganhou ainda uma placa de honra, pelo olhar que lançou ao  projeto de sustentabilidade da BPW Cuiabá.

“Fiquei muito honrada com a homenagem e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido como primeira-dama de Cuiabá, com foco na melhoria da qualidade de vida das famílias e crianças de nossa cidade. E agora, como primeira-dama do Estado, buscando expandir esse trabalho para as famílias dos 141 municípios de Mato Grosso”, disse Virginia.

MÉRITO BPW

O reconhecimento que fechou as sessões de homenagem foi a entrega do Títulode Mérito BPW Cuiabá, que é feito uma vez ao ano, na Cerimônia das Velas, para apenas uma mulher, sendo que o brilho de todas as velas acesas seria também o envio das melhores energias para quem teve a distinção. Domingas Leonor da Silva,  fundadora do Grupo de Dança Flor Ribeirinha e líder comunitária do bairro São Gonçalo Beira Rio, foi o destaque. A presidente chamou as conselheiras superiores e sua diretoria no momento da entrega Sobre ela a presidente falou na oportunidade, segue a íntegra:

Gostaria de dizer que neste ano, no liminar do tricentenário de Cuiabá, a nossa diretoria executiva, juntamente com o nosso conselho superior escolheu Domingas Leonor da Silva, para receber o título de Mérito BPW.

Homenagear a Dona Domingas, com aval por unanimidade de toda a nossa diretoria, foi gratificante. Uma mulher que chegou num berço humilde na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, região onde nasceu nossa própria cidade, e nela permanece  para preservar uma tradição passada por várias gerações.

Colocou a mão no barro e dele fez maravilhas da cerâmica da nossa Cuiabá conhecida nacionalmente; Colocou mais graciosidade e profissionalismo na dança, e criou o Grupo Flor Ribeirinha, que hoje é uma das grandes referências do folclore mato-grossense e brasileiro, para o mundo.

Domingas colocou seus pés no chão e não só dançou o siriri, mas  também deu o tom feminino ao cururu e alçou vôos para os pontos mais distantes do planeta, trazendo mais ouro para o Coxipó, e isso não é metáfora, afinal conquistou o troféu ouro, no Festival Mundial de Arte e Cultura Popular, realizado na Turquia.

Muito emocionada Domingas agradeceu a presidente e a diretoria, e destacou a presidente da fundadora da BPW Cuiabá, Sueli Batista dizendo que é amiga de longas datas e que a jornalista sempre a ajudou. Falou também da sua atuação no bairro São Gonçalo e da felicidade de ter parte do grupo e de seus familiares na solenidade. O reconhecimento para ela foi muito relevante.

 

PARCEIROS DO MARÇO É MULHER

Muitas empresas e instituições são parceiras da BPW Cuiabá para a realização do evento, além da Academia Mato-Grossense de Letras, e da  Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Estratégica dos 300 anos, colocam também suas assinaturas no evento: Eletro Fios, Goiabeiras Shopping, Vida Diagnóstico e  Saúde, Portal Rosa Choque, Cleide Imóveis, Carla Gubert- Arte em Criar, Multi Padrão, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Sono & Cia, Alfagarves,  Água Mineral Puríssima, SG Gestão de Pessoas, Projeto Cuiabá Business Fashion,  Garibaldi Cooperativa Vinícola, Scoth Store Boutique de Bebidas, Leila Malouf Buffet, Ana Carolina Decor, Cia Sinfônica Produção Musical, Cristina Magieri Cerimonial & Eventos, Andréa Boutique, Emika Imobiliária e Assessoria de Condomínios, Marilza Moreira Consultora de Imagem, Estilo & Etiqueta, Dita Bonita, Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, através da Comissão da Mulher Contabilista; Cláudia Aquino, Margarethe Nunes,  Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, através do Líder do Governo, Deputado Dilmar Dal Bosco; Defensoria Pública, através do Núcleo de Defesa da Mulher; Ministério Público e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Silvana moura alves . 10-03-2019 21:08hs

Foi uma noite emocionante!

Silvana moura alves . 10-03-2019 21:09hs

Foi uma noite emocionante! !