Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-05-2019 às 21:12

Abertura do 17º Março é Mulher, com Cerimônia das Velas acontece na Academia Mato-Grossense de Letras

Com uma programação que tem início no Dia Internacional da Mulher e segue até o dia 31 de Março, a BPW Cuiabá realiza o 17º Março é Mulher. A sua tradicional Cerimônia das Velas será o ponto alto do evento, e 14 mulheres serão homenageadas.

A BPW Cuiabá estará homenageando as mulheres de diversos segmentos da sociedade | Creditos: Montagem com fotos de Elda Lobo, Rai Reis, Cinthia Zanuni e Shuterstok

Com o tema “Empoderamento e Empreendedorismo Feminino na Capital dos 300 Anos” a  Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais/BPW realiza com vários parceiros, de 8 a 31 de março, o 17º Março é Mulher, que neste ano tem sua programação de abertura inserido no calendário oficial do tricentenário da capital de Mato Grosso.

A AML e a Secretaria Extraordinária dos 300 Anos de Cuiabá estão entre as instituições parceiras do evento. Zilda Zompero, presidente da BPW Cuiabá (foto) está com as melhores expectativas de que o 17º Março é Mulher será sucesso. “Neste ano a BPW vai comemorar o 18º aniversário, e teremos programações diferenciadas para marcar a data no decorrer de 2019 até dezembro, e iniciar comemorando no liminar do tricentenário de Cuiabá, é motivo que muito nos honra”. A presidente destaca que o destaque público que tem a ONG Feminina,  faz com que a organização se torne cada vez mais co-participe do desenvolvimento econômico e social da capital, priorizando sempre o empoderamento da mulher, nas mais diversas áreas.

O ponto alto do evento será o dia 8 de março, às 19h30, quando ocorrerá na Academia Mato-Grossense de Letras-AML, a Cerimônia das Velas, com homenages, para 13 personalidades; placas de honra e a entrega do Título de Mérito BPW Cuiabá, para apenas uma mulher em destaque. Serão homenageadas 14 personalidades que fazem a diferença no empreendedorismo e no empoderamento feminino.

 

RECONHECIMENTO

O Título de Mérito BPW Cuiabá, o maior reconhecimento da organização, neste ano, por decisão unânime da diretoria será entregue para uma mulher plural em sua essência, e que tem dado importante contribuição para a cultura e o empoderamento feminino e comunitário, Domingas Leonor da Silva. A homenageada é ceramista, cantora, instrumentista e dançarina, considerada uma baluarte da cultura cuiabana e mestra em saber popular. Foi a primeira mulher de Mato Grosso a tocar o tamborí, viola de cocho e ganzá. Ela ganhou fama por enfrentar com toadas de igual para igual os cururueiros em roda. O cururu, geralmente é tocado por homens em festas religiosas e outros eventos. 

Domingas nasceu e sempre viveu no bairro São Gonçalo Beira Rio e do seu quintal, importante ponto de cultura, colocou, criou o Grupo Flor Ribeirinha, e após muitos anos de dedicação colocou Cuiabá no circuito mundial da dança, com premiações relevantes. Em 2017 foi vice-campeão na Coreia do Sul. Em seguida, foi convidado para se apresentar na Turquia e levou o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil". O grupo encantou a Turquia e se consagrou campeão mundial, trazendo o troféu de ouro, que foi disputado por 26 Países durante o Festival Mundial de Arte e Folclore. 

 

 

HOMENAGENS ATRAVÉS DA LUZ

Na Cerimônia das Velas de Cuiabá, 13 mulheres receberão homenagem: Anna Carolina Coelho Jorge da Cunha, designer de interiores e decoradora, Ariane Malouf, cheff,; Aurea Maria Barbosa Monteiro, cantora; Carmencita da Silva Cruz  Hokumura, atleta;  Cely Almeida, Secretária da Secretaria Extraordinária dos 300 Anos; Cleuza Dias, presidente da MT Mamma; Fabiana Totty,gerente de Marketing do Goiabeiras Shopping; Francisca Navarro, artista plástica; Glaucia Amaral, presidente  do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Margarete Xavier da Cruz, produtora cultural, há 18 anos a rainha do samba; Neila Barreto, escritora, diretora do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Mato Grosso; Patrícia Lara Pinto Toledo Mendonça, empresária na área comercial; Virginia Mendes, primeira dama do Estado de Mato Grosso. 

A cerimônia é realizada na rede BPW, em mais de 100 países, nos cinco continentes. As primeiras damas do Estado, Virginia Mendes e de Cuiabá, Márcia Pinheiro serão destacadas com placas de honra.

SOBRE A BPW CUIABÁ

A BPW Cuiabá, fundada pela jornalista e empreendedora, Sueli Batista pertence a uma rede, que em nível mundial, que tem a missão de  “agregar mulheres de negócios e profissionais, orientando e coordenando seu desenvolvimento pleno nas esferas de poder público e de mercado.” . A ONG Feminina tem status consultivo em várias organizações e agências mundiais, e assento na Organização das Nações Unidas-ONU. No Brasil a federação a qual é filiada, tem assento no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher-CNDM; em Cuiabá a organização integra o Conselho Estadual e o Municipal dos Direitos da Mulher, além da Comissão Mista de da Certificação de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. 

 

PROGRAMAÇÃO DA BPW CUIABÁ E PARCEIROS

DIA 12- 07:30 ÀS 13:00 - PROJETO DOADORES DO BEM

Realização do Núcleo de Apoio a Mulheres, Crianças, Adolescentes e idosos da Câmara Municipal de Cuiabá e Salão Dita Bonita incentivam doação de cabelo para o Hospital de Câncer de Mato Grosso

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ- Praça Moreira Cabral - Centro - s/n -Centro Sul - Cuiabá/MT

DIA 12- 19:00 - SALA DEBATES - EMPODERAMENTO E EMPREENDEDORISMO DA MULHER

 A BPW CUIABÁ, promove amplo debate sobre direitos e cidadania da mulher, trazendo para o mesmo espaço importantes instituições:  Ministério Público,  Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher,  Policia Juduciária Civil- Delegacia da Mulher, Superintendência da Mulher e  Comissão Estadual das Mulheres Contabilistas do CRC MT

LOCAL: CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE-CRC- Rua 5, Quadra 13, Lote 2 -Centro Político Administrativo-

DIA 14-  A PARTIR DAS 18:00- MOSTRA 300 MULHERES- LETRAS, HISTÓRIA E EQUIDADE

Uma iniciativa da Academia Matogrossense de Letras . O pioneiro projeto, foi desenvolvido por Dra. Amini Haddad, Membro da AML (cadeira 39), Juíza de Direito e Professora da UFMT, dimensiona amostras  de várias criações de mulheres : arte, shows com grandes vozes femininas, apresentações culturais, amostras de pesquisas científicas da atualidade, inclusive lançamento de livros, na  produção  de nossas valorosas mulheres, farão parte do evento.

LOCAL: ACADE MIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS - R. Barão de Melgaço, 3869 - Centro Norte - Cuiabá/MT

DIA 20  - 19:00 CUIABÁ FASHION BUSINESS

DESTAQUE: TALK SHOW COM DUDU BERTOLINI, CONSULTOR DE MODA DA REDE GLOBO

Realizado pelo jornalista Adilson Moraes, o evento é um palco de informação de moda e intercâmbio de ideias sobre tendências e estilo. Num único espaço será possível  ter acesso e conhecer as últimas tendências da moda mundial.Muitas atrações estão previstas. Ponto de vendas: Loja Jorge Bischoff, Goiabeiras Shopping

 LOCAL: AMAM- Rua Dr Hélio Ribeiro - Alvorada - Cuiabá/MT -

DIA 25  - 19:00 - RECONHECIMENTO PÚBLICO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

As Associadas da BPW Cuiabá serão homenageadas, através da indicação do deputado Dilmar Dal Bosco, líder do Governo, na Assembleia  Legislativa de Mato Grosso.- LOCAL: Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT

DIA 28  - 19:00 - GOIABEIRAS SHOPPING RECEBE ATITUDE 50, COM MARTHA MEDEIROS

O talk show, trazido pelo Goiabeiras Shopping, com Martha Medeiros, uma das maiores escritoras da atualidade, com 26 obras  em sua trajetória, e mais de  um milhão de livros vendidos, alguns adaptados para o cinema e teatro. O Talk Show .será  e conduzido pela  jornalista e youtuber carioca, Kika Gama Lobo.  Os temas abordados serão sobre a redescoberta e quebra de antigos padrões no auge da maturidade.

LOCAL:`Praça Central do Goiabeiras Shopping

DIA 31  - 18:00 - LANÇAMENTO DO PROJETO CHITA & FUXICO

o Projeto Chita & Fuxico tem a sustentabilidade em seu eixo estrutural, e visa a qualificação e a  geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade social e também recursos financeiros e material para o fomento de outras iniciativas da BPW Cuiabá, que trazem impactos positivos para a sociedade.

LOCAL: Goiabeiras Shoppingg- R. Des. José Barros do Valê, 500 - Duque de Caxias - Cuiabá/MT

PARCERIAs

Muitas empresas e instituições são parceiras da BPW Cuiabá para a realização do evento, além da Academia Mato-Grossense de Letras, e da  Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Estratégica dos 300 anos, colocam também suas assinaturas no evento: Eletro Fios, Goiabeiras Shopping, Vida Diagnóstico e  Saúde, Portal Rosa Choque, Cleide Imóveis, Carla Gubert- Arte em Criar, Multi Padrão, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Sono & Cia, Alfagarves,  Água Mineral Puríssima, SG Gestão de Pessoas, Projeto Cuiabá Business Fashion,  Garibaldi Cooperativa Vinícola, Scoth Store Boutique de Bebidas, Leila Malouf Buffet, Ana Carolina Decor, Cia Sinfônica Produção Musical, Cristina Magieri Cerimonial & Eventos, Andréa Boutique, Emika Imobiliária e Assessoria de Condomínios, Marilza Moreira Consultora de Imagem, Estilo & Etiqueta, Dita Bonita, Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, através da Comissão da Mulher Contabilista; Cláudia Aquino, Margarethe Nunes,  Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, através do Líder do Governo, Deputado Dilmar Dal Bosco; Defensoria Pública, através do Núcleo de Defesa da Mulher; Ministério Público e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. 

 

Na foto, a presidente da BPW Cuiabá, Zilda Zompero, com a presidente em exercício da BPW Brasil, Mariza Bazo e a presidemte fundadora da BPW Cuiabá, Sueli Batista, em uma das edições da Cerimônia das Velas.

 

 

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.