Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-05-2019 às 21:38

Qualquer creme serve para hidratar as pálpebras?

Como escolher o melhor produto para essa região? Especialista responde!

Não é qualquer creme que pode ser aplicado nesta região. | Creditos: PixaBay

Esta é uma pergunta muito importante, pois nem todos os produtos podem ser usados na região das pálpebras. Oscremes com ácidos potentes, como o retinóico e o glicólico, por exemplo, são totalmente contraindicados.

Segundo a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, a pele daspálpebras é a mais fina e delicada de todo o corpo humano. Por isso, não é qualquer creme que pode ser aplicado nesta região.

“Os ácidos podem acidentalmente atingir os olhos e causar danos importantes. Além disso, podem levar a irritações e alergias. Portanto, é preciso muito cuidado ao aplicar cremes com ácidos na face, evitando sempre a região ao redor das pálpebras”, reforça Dra. Tatiana.


Pálpebras e rugas: tudo a ver!

Justamente por ser uma pele fina e sensível, é na região periorbital que asprimeiras rugas e marcas do envelhecimento podem surgir, por volta dos 25 anos.

“Como a pele é mais fina ao redor das pálpebras, as rugas podem aparecer ainda na juventude, devido à perda do colágeno, falta de hidratação, excesso de sol, assim como tabagismo e outros fatores ambientais”, cita a especialista.

Para prevenir as rugas e as marcas de expressão nas pálpebras, é preciso investir em cremes hidratantes ou anti-idade com substâncias antioxidantes, desde que livres de ácidos. “Cremes com vitaminas C, E, assim como produtos com extrato de chá verde e outras substâncias que combatem os radicais livres são ótimos para os cuidados com as pálpebras”, cita Dra. Tatiana.

Ainda assim, a médica reforça a importância de avaliar um potencial risco de alergia ou irritação ocular. “Pessoas que são alérgicas devem ter mais cuidado ao escolher os produtos que serão usados próximos dos olhos, pois podem causar irritação e/ou alergias. É sempre bom testar antes, na pele do punho”, recomenda Dra. Tatiana.  

De qualquer maneira, ao aplicar o produto é recomendado deixar uma margem de segurança nas pálpebras inferiores, ou seja, não se deve passar muito rente aos olhos.
 

Blefaroplastia, preenchimento ou cremes efeito lifting?

Quando se fala em pálpebras, é impossível deixar de lembrar da blefaroplastia, uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Além disso, o preenchimento com ácido hialurônico também se tornou um procedimento padrão ouro para tratar as olheiras e dar uma repaginada no olhar.

Mas, se você tem uma festa ou um evento importante e precisa de algo mais rápido, uma dica são os produtos com efeito “lifting”, que podem ser aplicados na região periorbital.

“Para quem precisa de algo mais imediato, a recomendação são os produtos que tensionam temporariamente a pele, popularmente conhecidos como “efeito Cinderela”. De qualquer maneira, vale a mesma recomendação: cuidado com alergias e irritações nos olhos”, comenta Dra. Tatiana.

O ideal é sempre consultar seu dermatologista ou ainda um oftalmologista especialista em cirurgia de pálpebras para a recomendação de produtos próprios para a área ao redor das pálpebras.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.