Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-03-2019 às 20:17

Carmelita da Silva Couto, força e determinação em sua trajetória

A Mostra Cultural: 300 Mulheres - Letras, História e Equidade, projeto da Academia Mato-grossense de Letras, coordenado pela juíza Amini Haddad, membro da cadeira 39 da AML, traz a história de Carmelita da Silva Couto

Mulher empreendedora, Carmelita se tornou uma das acionistas fundadoras do Hospital Santa Helena. | Creditos: Divulgação/arquivo Projeto 300 Mulheres

Nascida em 23 de janeiro de 1908, em Cuiabá. Falecida em 26 de agosto de 1981.

Foi patrona da Escola de Primeiro Grau Carmelita da Silva Couto, criada em 22 de dezembro de 1980 e que funcionou até o ano de 2010. Educada em casa pela mãe, assim aprendeu ler e escrever. É autora de um capítulo do livro intitulado ‘Vida Edificante’ de Alexandre Trebaure, organizado por Luís Philippe Pereira Leite.

Segundo relato do livro, Carmelita ainda muito jovem, sofreu de reumatismo nas pernas com a consequente impossibilidade de andar, fato este que não foi impedimento para que trabalhasse e tirasse o seu próprio sustento, fazendo doces e quitutes, sentada diante de um tacho e os vendendo a amigos e conhecidos. Assim ganhou notoriedade e projeção. Com os ganhos que alcançou se tornou uma das acionistas fundadoras do Hospital Santa Helena.

Alcançou novos espaços sociais em decorrência de sua força e determinação e, assim, segundo dados públicos, foi incentivadora de Antonieta Reis Coelho na implantação da TV CENTRO AMÉRICA, ocasião em ofereceu para venda muitos aparelhos de TV Empire e Philco, destacando-se também no empreendedorismo da tecnologia recém-inaugurada na nossa cidade.Em razão de sua trajetória de superação e propagação de valores sociais e humanos, seu nome é um dos que alicerçam horizontes na diretriz do desenvolvimento regional.

SOBRE O PROJETO

A mostra,   "300 Mulheres: Letras, História e Equidade",   que foi lançado dia 14/03 é uma  iniciativa da Academia Matogrossense de Letras.O  pioneiro projeto, foi desenvolvido por Dra. Amini Haddad, Membro da AML (cadeira 39), Juíza de Direito e Professora da UFMT, Dimensiona   amostras DE VÁRIAS CRIAÇÕES DE MULHERES: A arte, shows com grandes vozes femininas, apresentações culturais, amostras de pesquisas científicas da atualidade, inclusive lançamento de livros, na  produção  de nossas valorosas mulheres, farão parte do evento.

Ao mesmo tempo, o projeto dá visibilidade pública às mulheres que auxiliaram no desenvolvimento da nossa capital, nesses 300 anos de existência. São mulheres que atuaram nas mais diversas áreas e foram referências/inspiração, por seus exemplos de vida, em benefício da comunidade. Muitas delas alçaram voos altíssimos em representação nacional e internacional. "Um momento ímpar, para um rico diálogo público, entre o passado e o presente, na expressão de vida das mulheres".

 

PARCERIA

Prefeitura Municipal de Cuiabá

APOIOS
1.Governo do Estado 
2.Tribunal de Justiça 
3. Fundação Escola Superior do Ministério Público,MP-MT
4. BPW Cuiabá-MT 
5. Portal Rosa Choque 
6. La Marc interiores
7. UNEMAT
8. UFMT

9. Núcleo de Estudos Científicos sobre as Vulnerabilidades - Faculdade de Direito da UFMT

Fonte: Dados públicos. Hemeroteca Digital.

Informações fornecidas por Paulo Celso do Couto Nince – sobrinho de
Carmelita da Silva Couto por intermédio de Francisco Chagas Rocha.

Foto acervo pessoal Francisco Chagas Rocha.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.