Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-05-2019 às 02:48

Uma mulher de múltiplos talentos 

Ceramista, cantora, instrumentista e dançarina, Domingas Leonor da Silva é a baluarte da cultura cuiabana é mestra em saber popular, nasceu no bairro São Gonçalo Beira Rio e do seu quintal colocou Cuiabá no circuito mundial da dança.

Domingas é uma das maiores representantes da cultura popular mato-grossense | Creditos: Assessoria de imprensa e Rai Reis

Domingas é uma dessas mulheres empoderadas, afirma ter no sangue a tradição indígena da dança, do artesanato e da música. Ela nasceu na comunidade ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, região onde surgiu Cuiabá. Filha da índia coxiponés, Joana da Silva. Domingas é considerada a baluarte da cultura cuiabana é mestra em saber popular, trabalha há décadas com sua família na manutenção da história e a tradição do bairro São Gonçalo Beira Rio. No dia 8 de março, ela receberá a maior homenagem da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, em cerimônia do 17º Março é Mulher, que está inserida no calendário oficial dos 300 Anos da capital de Mato Grosso. O Título Mérito BPW é entregue anualmente, na Cerimônia das Velas, para apenas uma mulher, e a líder o receberá pela sua contribuição para a cultura, empreendedorismo e empoderamento feminino e comunitário.

Domingas luta pela preservação de uma das artes mais significantes, o artesanato em barro. Ela produz uma infinidade de peças e ministra oficinas de artesanato em diversos pontos como escolas, comunidades rurais, praças e outros locais. Desde criança, aprendeu a arte do barro com sua mãe e sua avó. Nas oficinas, ensina as técnicas para adultos e crianças. "É sempre um momento  muito especial para mim. Fico feliz em ver o interesse e a alegria dos pequenos com a nossa arte. É a magia do barro na palma da mão" observa.

Veja a emoção que Domingas sentiu ao receber a notícia trazida pela presidente Zilda Zompero, que ela seria homenageada, com toda distinção,  Dentro da sua simples simplicidade ela é um exemplo e inspiração.

http://www.facebook.com/bpwcba/videos/2171794656216334/UzpfSTQyOTQwNjQ2MzkyNzUwMjoxMDk5NzY4MzMzNTU3OTc1/

Domingas é  também é cantora e instrumentista. Foi a primeira mulher de Mato Grosso a tocar o tamborí, viola de cocho e ganzá. Ela ganhou fama por enfrentar com toadas de igual para igual os cururueiros em roda. O cururu, geralmente é tocado por homens em festas religiosas e outros eventos. Na comunidade de São Gonçalo, a dança do cururu tem sido preservada ao longo dos anos, passando por várias gerações.

Domingas é uma das mães do siriri, dançado por homens e mulheres. Um ritual que serve para tirar o mau espírito, que é mantido para não desapontar a tradição indígena.  Ela explica ainda que de acordo com origem do nome siriri, a lenda é uma referência ás formigas de asas que saem dos formigueiros com as chuvas e rodam ao encontro da luz. As mulheres mexem as longas e coloridas saias e batem os pés descalços no chão. Os homens acompanham a toada com palmas e pisadas fortes.

 Grupo Flor Ribeirinha

Há 25 anos, Domingas Leonor da Silva fundou a Associação Folclórica em seu quintal, um dos pontos de cultura já reconhecido pelos órgãos responsáveis pela Cultura e o Turismo. Em julho de 1993, foi criado o grupo Flor Ribeirinha, que despontou em Mato Grosso e em outros estados brasileiros. O grupo rompeu fronteiras e se apresentou em diversos Países. Em 2017 foi vice-campeão na Coreia do Sul. Em seguida, foi convidado para se apresentar na Turquia e levou o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil". O grupo encantou a Turquia e se consagrou campeão mundial, trazendo o troféu de ouro, que foi disputado por 26 Países durante o Festival Mundial de Arte e Folclore. A presidente Domingas Leonor, ressaltou que a conquista do prêmio mundial, abriu novas portas e representou um marco na vida do Flor Ribeirinha e na história da cultura. "Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, dedicamos o nosso tempo a este trabalho, para preservar a beleza e a força da nossa cultura" disse ela emocionada.

Domingas Leonor da Silva é membro da Academia Litero Cultural de Poconé

Entre as homenagens recebidas por ela:  

Prêmio Culturas Populares-2018 do Ministério da Cultura.

Honra ao Mérito Cultural "Medalha Lenine Póvoas", concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Cuiabá pelo trabalho em prol da Cultura. 

Homenagem "Mulher Cultura" concedida pela  Secretaria Estadual de Cultura.

Troféu Destaque Cultural do Programa Resumo do Dia apresentado por Roberto França.

Troféu Destaque Mulher, em evento promovido pelo Shopping Goiabeiras.

Homenagem da Secretaria Municipal de Cultura como "Mulher Cultura".

Homenagem com o Selo Baixada Cuiabana Cultural pelos correios.

Certificado de reconhecimento pelo "Valor Profissional e dedicação", pelos CIAPS–Adauto Botelho.

Certificado de reconhecimento pela dedicação e "Contribuição para a Cultura" pela Prefeitura  de Cuiabá.

Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa concedia pelo deputado estadual Eduardo Botelho.

Honra ao Mérito-  "Dia Internacional da Mulher", pela contribuição e empoderamento feminino, Cerimônia das Velas-  realização da BPW.

Alguns momentos marcantes na trajetória de Domingas:  

Participação na novela "Ana Raio e Zé trovão, da extinta TV Manchete – gravada em Chapada dos Guimarães.

Participação das gravações referentes as comemorações dos 40 anos da Rede Globo, com cenas gravadas no quintal. 

Recepção na comunidade de São Gonçalo beira rio ao ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Recepção ao Jogador Ronaldo Fenômeno na Arena Pantanal, no período da Copa em Cuiabá.

Gravações para a FIFA durante a realização da Copa do Mundo.      

Gravações para vinhetas e programas das emissoras TV Centro América e TV Vila Real de Cuiabá.

Participação no Programa Esquenta da  apresentadora Regina Kazé no estúdio da TV Globo.

Participação no Programa "Achamos no Brasil"  Domingo Espetacular da TV Record, apresentado por Paulo Henrique Amorim.

Entre tantos cargos exercidos por ela estão: Presidente da Associação de Moradores do bairro São Gonçalo Beira rio; Presidente da Associação de Mães do bairro São Gonçalo Beira rio; Presidente da Associação de Ceramistas do bairro São Gonçalo Beira rio; Fundadora e presidente da  Federação Matogrossense de Grupos de Cururu e Siriri Tradição Cultural; Fundadora e presidente da Associação Cultural Flor Ribeirinha; Arte Terapeuta de pacientes do Hospital Dia Adauto Botelho; Coordenadora Geral do Pontinho de Cultura Semente Ribeirinha.

Veja também o site, e os links de matérias e vídeos relacionados

http://www.youtube.com/watch?v=lA1Wg2Bt0EI

http://www.portalrosachoque.com.br/noticias/7573/grupo-flor-ribeirinha-faz-balanco-da-turne-realizada-na-china/#.XH005PR_NQ0.gmail

https://www.youtube.com/watch?v=mAqSrKy2v24

http://www.florribeirinha.com.br/

http://g1.globo.com/mato-grosso/videos/v/domingas-leonor-do-grupo-flor-ribeirinha-fala-da-cultura-de-cuiaba/6645217/

HOMENAGEADAS NA CERIMÔNIA DAS VELAS

Serão homenageadas este ano na Cerimônia das Velas: Anna Carolina Coelho Jorge da Cunha, Ariane Malouf, Aurea Maria Barbosa Monteiro, Carmencita da Silva Cruz  Hokumura,  Cely Almeida, Cleuza Dias, Domingas Leonor Da Silva, Eliney Bezerra Veloso, Fabiana Totty, Francisca Navarro, Marcia Pinheiro, Neila Barreto, Patrícia Lara Pinto Toledo Mendonça, Virginia Mendes. Durante a solenidade, além das homenagens na Cerimônia das Velas,  as primeiras damas do Estado, Virginia Mendes e de Cuiabá, Márcia Pinheiro, recebem placas de honra.

PARCEIROS DO 17º MARÇO É MULHER

ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS, PREFEITURA DE CUIABÁ ATRAVÉS DA SECRETARIA ESPECIAL DOS 300 ANOS; ELETRO FIOS, GOIABEIRAS SHOPPING, VIDA DIAGNÓSTICO E  SAÚDE, PORTAL ROSA CHOQUE, CLEIDE IMÓVEIS, CARLA GUBERT- ARTE EM CRIAR, MULTI PADRÃO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE CUIABÁ, SONO & CIA, ALFAGARVES,  ÁGUA MINERAL PURÍSSIMA, SG GESTÃO DE PESSOAS, PROJETO CUIABÁ BUSINESS FASHION,  GARIBALDI COOPERATIVA VINÍCOLA, SCOTH STORE BOUTIQUE DE BEBIDAS, LEILA MALOUF BUFFET, ANA CAROLINA DECOR, CIA SINFÔNICA PRODUÇÃO MUSICAL,CRISTINA MAGIERI CERIMONIAL & EVENTOS, ANDRÉA BOUTIQUE, EMIKA IMOBILIÁRIA E ASSESSORIA DE CONDOMÍNIOS, MARILZA MOREIRA CONSULTORA DE IMAGEM, ESTILO & ETIQUETA, DITA BONITA SALÃO DE BELEZA,CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MATO GROSSO, ATRAVÉS DA COMISSÃO DA MULHER CONTABILISTA; CLÁUDIA AQUINO, MARGARETHE NUNES,  ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, ATRAVÉS DO LÍDER DO GOVERNO, DEPUTADO DILMAR DAL BOSCO; DEFENSORIA PÚBLICA, ATRAVÉS DO NÚCLEO DE DEFESA DA MULHER; MINISTÉRIO PÚBLICO E CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA MULHER.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Milena Antonelli . 04-03-2019 13:01hs

Mto merecida!