Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-08-2019 às 18:00

Estresse e ansiedade são inimigos do sono

Como ter um bom sono? Especialista sugere adoção de hábitos que prometem ajudar na hora de dormir

É fundamental atentar-se também ao uso de travesseiros com altura e suporte apropriados ao biótipo e postura ao dormir. | Creditos: PixaBay

Sabemos que as preocupações e o estresse do dia a dia podem tirar o sono de qualquer pessoa. É importante se atentar, pois a sua privação pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que, enquanto dormimos, são produzidos hormônios vitais para o funcionamento doorganismo. Além disso, é também durante o sono que ocorrem a regeneração celular, o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação da memória e do aprendizado, dentre outras funções importantes.

A curto prazo, a privação do sono pode causar cansaço, sonolência diurna, alterações de humor, lentidão de raciocínio, irritabilidade edificuldade de concentração. Já a longo prazo, o sono ruim pode aumentar o risco de doenças como obesidade, diabetes, colesterol alto, hipertensão e, até mesmo, perda crônica da memória. Quem dorme menos que o necessário, geralmente, também é mais agitado e podeapresentar sintomas de estresse e depressão.

Dormir bem deve estar entre as obrigações diárias, assim como as demais tarefas, porém, com horários cada vez mais apertados e diversos compromissos ao longo da semana, as pessoas tendem a se privar de momentos de repouso. Para que a rotina, muitas vezes caótica, não prejudique as noites de descanso e aumente o nível de estresse, podemos adotar algumas práticas simples: programe bem o seu dia, tanto no trabalho como nos momentos de lazer, para que todas as atividades sejam realizadas dentro de um período determinado; tente não levar problemas do dia a dia para a cama, isso só aumenta a preocupação e a ansiedade; e evite o uso de aparelhos celulares e tablets, pelo menos, algumas horas antes de dormir.

É fundamental atentar-se também ao uso de travesseiros com altura e suporte apropriados ao biótipo e postura ao dormir. Com o corpo confortável e relaxado, é possível dormir mais rápido e profundamente. Manter um ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível, alimentar-se de forma leve e saudável e evitar atividades estimulantes antes de dormir, também pode ajudar a ter noites de sono mais relaxantes.

 

*Renata Federighi é Consultora do Sono da Duoflex

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.