Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-05-2019 às 20:38

Exame médico periódico protege trabalhadores e empresas

Ministério do Trabalho criou portaria para que empresas priorizem saúde dos colaboradores

Norma regulamentadora do Ministério do Trabalho adota a premissa de garantir a redução dos riscos ocupacionais bem como a promoção e a preservação da saúde dos seus empregados por meio da execução de diversas normas que envolvem saúde, higiene e segurança | Creditos: PixaBay

Antigamente o trabalhador era apenas um número dentro das empresas que em muitos casos não estavam nem interessadas com a saúde de seu quadro de funcionários. Quanta diferença para os dias atuais...

A preocupação com a saúde é tamanha que foi criado o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (ou PCMSO) através da Portaria 3.214/78 NR nº 7 do Ministério do Trabalho. Esta Norma Regulamentadora adota a premissa de garantir a redução dos riscos ocupacionais bem como a promoção e a preservação da saúde dos seus empregados por meio da execução dediversas normas que envolvem saúde, higiene e segurança do trabalho.

Anderson Leal, analista de rotinas trabalhistas da RH NOSSA, conta que realizar o examemédico periódico no trabalho é fundamental para trabalhadores para a prevenção dedoenças e tem como objetivo orientar o trabalhador contra possíveis danos laborais: "Éatravés deste exame periódico que se identifica possíveis doenças. Em caso deincapacidade, o trabalhador receberá por parte da empresa todas as orientações e os encaminhamentos necessários".

Leal explica que os exames podem ser semestrais ou anuais, conforme for especificado pelo médico do trabalho dentro do PCMCO dependendo muito da função exercida. "O PCMCO deve fazer parte do conjunto de iniciativas que preservam a saúde dos trabalhadores nasempresas. Somente com esta Norma Regulamentadora é possível agir na antecipação dedoenças, sejam as relacionadas com o trabalho ou com as da vida doméstica. É vantagem tanto para o trabalhador quanto para o empregador, que protege o seu negócio" completa o especialista.

São condições essenciais para o PCMSO: conhecimento das atividades desenvolvidas na empresa; familiarização com as patologias ocupacionais e suas causas; conhecimento das condições de trabalho; especificar quais são os respectivos riscos ocupacionais.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.