Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 17-09-2019 às 00:43

Saiba como o glúten pode interferir em sua dieta

Especialista dá dicas de como manter uma alimentação saudável sem ter medo da proteína

| Creditos: Divulgação

O glúten é uma proteína que pode ser encontrada facilmente em produtos com base de trigo, além de estar presente em cereais, como a cevada e o centeio.  Para perder peso, algumas pessoas optam por seguir uma dieta glúten free como estratégia para alcançar o objetivo desejado.

Para Amanda Padoveze, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate, as pessoas que retiram o glúten da sua dieta devem fazer a compensação por meio de outros alimentos. “Para fazer a substituição dos alimentos de maneira correta é imprescindível procurar o apoio de um nutricionista, que vai analisar a alimentação de acordo com a particularidade de cada caso e indicar a melhor opção, levando em conta o paciente como um todo, de forma multidisciplinar”

No entanto, alguns especialistas defendem que seguir uma dieta com restrições ao glúten pode trazer riscos à saúde. A redução do consumo de grãos como trigo, cevada, centeio e malte pode diminuir a absorção de fibras e vitaminas do complexo B, importantes para manutenção da saúde intestinal e do sistema nervoso.

Amanda finaliza ressaltando que a dieta com restrição ao glúten é indicada apenas para pessoas que possuem intolerância ou são portadoras da doença celíaca. “Especialistas sugerem que o glúten poderia desencadear inflamações, aumentando a probabilidade de doenças crônicas como, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Importante destacar que não há evidências científicas suficientes para corroborar esta hipótese, por isso é necessário procurar um profissional para que o diagnóstico seja feito de maneira correta”.

A especialista sugere ainda uma receita de torta sem glúten, que pode facilmente ser preparada por quem tem e por quem não tem experiência culinária.

 

Torta de frango sem glúten

Ingredientes

Massa:

2 ovos inteiros

1 iogurte desnatado e sem soro (170 gramas)

4 colheres (sopa) cheias de queijo cottage 0%

4 colheres (sopa) de requeijão cremoso com 0% de gordura

Sal e orégano a gosto

 

Recheio:

1 peito de frango cozido e desfiado (reserve o caldo)

3 cebolas

2 dentes de alho

Salsinha, cebolinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

Em um liquidificador bata todos os ingredientes. Em uma forma untada apenas com manteiga coloque metade da receita da massa e por cima o recheio. Após esse passo coloque o restante da massa e finalize com o orégano.

 

Opções de recheios:

Atum refogado com cebola

Cubos de queijo frescal e peito de peru

Carne moída refogada

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.