Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 12-12-2018 às 20:35

Networking: criando sua rede de contatos

Saiba como fortalecer os seus relacionamentos pessoais e profissionais

| Creditos: PixaBay

"O networking é o estabelecimento de conexão entre pessoas. Trata-se da criação de uma rede de contatos. Quando consolidado e bem trabalhado, torna-se uma relação benéfica para ambas as partes, já que networking não se faz sozinho". A declaração apresentada nesta introdução parte deViviane Faustini, Coordenadora do Hotel de Projetos - programa destinado à startup’s, da ADETEC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico), em Lins.
Ainda segundo a especialista, “a estratégia mais importante é ter verdadeiro interesse pelas pessoas e não apenas no que elas podem te proporcionar. É importante pensar sempre em uma postura ganha-ganha, sendo interessado e não interesseiro", destaca Viviane.

 
Sucesso nos negócios 

O processo da criação de laços e consolidação dos mesmos pode ser benéfico para pessoas e empresários. Um networking bem feito pode ajudar no convívio social e ainda alavancar os negócios.
Nesse sentido, Viviane aponta a estratégia dos 4 C’s: conexão, compartilhamento, crescimento e conhecimento. "A ideia é conectar pessoas, para que elas possam compartilhar experiências e trocar conhecimentos. Isso tudo promove o crescimento delas em geral”.

Para a efetivação de um bom networking ela indica a participação em eventos, cafés, palestras e encontros. “Fazer networking não é só trocar cartões. Por exemplo, é bom manter o contato por e-mail, após o evento, propor trabalhos em conjunto, oferecer ajuda em projetos, utilizar as redes sociais para compartilhar conteúdo de qualidade e, também, usar o LinkedIn, pois é a melhor rede para realizar um trabalho profissional”, orienta Viviane.
 
 

Teoria na Prática

A coordenadora também lidera o projeto “Teoria na Prática”, um programa de conhecimento sobre networking, empreendedorismo, inovação, gestão do tempo, tendências tecnológicas e comunicação, servindo como uma preparação ao aluno tanto para o mercado de trabalho, quanto ao próprio negócio. O projeto é promovido pela ADETEC, em parceria com instituições de ensino técnico e superior de Lins. “O projeto busca abrir a mente dos participantes e mostrar a existência de alternativas, além do convencional emprego de carteira assinada ou concursos. Hoje, precisamos estar preparados para sermos empreendedores onde quer que a gente esteja”, explica a coordenadora.
O principal objetivo do “Teoria na Prática” é oferecer conhecimento das áreas citadas para que o jovem possa estar melhor preparado para a vida profissional, seja em para o mercado de trabalho ou em relação à abertura de um negócio próprio.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.