Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 13-12-2018 às 12:08

Santa Casa de SP oferece exame gratuito para diagnóstico de câncer da pele

Instituição vai atender o público que apresenta propensão à doença, no dia 01 de dezembro; ação faz parte da campanha Dezembro Laranja

| Creditos: PixaBay

Para prevenir o câncer de pele, a Santa Casa de São Paulo oferece exame gratuito à população que apresenta fator de risco. O atendimento acontecerá no ambulatório Conde de Lara das 09h às 15h, no dia 1 de dezembro.

Estudos apontam que pessoas que têm a pele clara e não conseguem se bronzear; com muitas pintas pelo corpo; cabelos e/ou olhos claros; familiares que tiveram câncer da pele; sofreram queimaduras solares; possuem sardas no rosto e/ou ombros; feridas que não cicatrizam; pintas crescendo; já tiveram câncer da pele ou estão acima dos 65 anos, tem maior propensão ao melanoma.

De acordo com a Dra. Adriana Pessoa Mendes Eris o câncer da pele pode ser evitado com cuidados simples. “Os raios UVB/UVA das 10 h às 16 h são os maiores influenciadores do câncer da pele, nesse período a indicação é não estar exposto ao sol, outra recomendação fundamental é fazer o uso de filtro solar acima do fator 30, reaplicar o produto depois de entrar no mar, na piscina ou após atividades com alta sudorese”, comentou a médica.

A Representante do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, na instituição, Dra. Adriana, lembrou também que no mercado já existem roupas com proteção solar específica e isso ajuda principalmente os pais na hora de proteger as crianças, que tem mais dificuldade para aplicar o protetor solar.

Estar alerta ao câncer da pele não é comum para a maioria da população, porém investigar a doença é de extrema importância, principalmente para pessoas que tem propensão às feridas que não cicatrizam em quatro semanas, aumento e surgimento de pintas – sua cor irregular e diâmetro maior que 1cm, manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram.

 

Dezembro Laranja

A campanha Dezembro Laranja acontece todos os anos na instituição. No ano passado mais de 700 pacientes foram atendidos e cerca de 8% deles diagnosticados com câncer.

A ação para diagnóstico do câncer da pele criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem apoio da Santa Casa de São Paulo que disponibiliza seu corpo clinico para reconhecimento do diagnóstico e direcionamento do público ao tratamento adequado. A identificação inicial é realizada através do aparelho de dermatoscopia um dos mais modernos na área dermatológica da instituição.

Segundo pesquisas realizadas na Irmandade, o câncer da pele atinge cerca de 200 mil pessoas por ano. A doença tem dois tipos de classificação melanoma e não melanona e ambos são provocados pelo crescimento irregular das células que integram a pele humana, a medicina afirma que pacientes diagnosticados precocemente têm até 100% de chances de cura.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.