Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 13-12-2018 às 12:56

Roer objetos e abrir embalagens com os dentes os danifica

Conheça os fatores que causam o desgaste dos dentes

| Creditos: Getty Images

Pouca gente sabe, mas muitas manias e até alimentos causam o desgaste dos dentes e podem ser responsáveis por erosão e até fraturas dentais. De acordo com o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, só o fato de mastigar naturalmente, já desgasta os dentes – mas isso, obviamente, ao longo de muitos anos. Porém, roer ou mastigar objetos como tampa de caneta, palito e abrir embalagens com os dentes, pode não só desgastar precocemente, como também causar sérios danos à estrutura dental.

“Roer objetos pode danificar muito os dentes, pode até quebrar um dente. Isso é um alerta vermelho, não devemos fazer isso de jeito nenhum”, esclarece o profissional, que diz ser muito comum os pacientes apresentarem problemas como fraturas, devido a essas manias que adquirimos com o tempo, principalmente quando ainda crianças.

Além dessas manias que podem causar sérios danos à estrutura dental, também existe o problema de desgaste causado pelo bruxismo e até de fraturas dentárias ocasionadas por alimentos muito duros ou ácidos. “Outros fatores que causam o desgaste excessivo é o bruxismo, o uso excessivo de vinagre e alimentos muito ácidos, que causam erosão dental”, afirma o especialista.

No caso do bruxismo, o paciente nota que os dentes estão desgastando, devido a alguns sintomas. “Ele acorda com dor de cabeça, e começa a ter sensibilidade nos dentes durante o dia, sente também sensibilidade nos dentes quando machuca, quando morde e mastiga”, esclarece Puglisi, conhecido por tratar os sorrisos de várias celebridades do país, como Neymar, Marina Ruy Barbosa, Giovanna Ewbank, entre outros.

Portanto, o dentista recomenda parar com as manias de roer objetos e ter muita precaução na hora de comer algo que exige um esforço extra de mastigação, como castanhas e outros alimentos mais duros, além de balas, que as pessoas costumam quebrar ao morder. Já em relação ao bruxismo, que pode estar relacionado às questões físicas e também psicológicas, Rafael indica procurar um dentista para avaliar o melhor tratamento.

De acordo com o especialista, a toxina botulínica é indicada para o tratamento do bruxismo no consultório dentário. “A aplicação é uma forma de paralisar o músculo do masseter de forma involuntária. Outra indicação é fazer o uso de placa acrílica na parte da arcada superior à noite para dormir”, finaliza o cirurgião-dentista. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.