Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 13-12-2018 às 12:31

Quando colocar prótese de silicone após a retirada da mama?

| Creditos: PixaBay

Muitas mulheres após passarem por uma mastectomia que é um procedimento cirúrgico para a remoção de uma ou ambas as mamas ou ainda de forma parcial, com indicação para pessoas diagnosticadas com câncer optam em colocar prótese de silicone para preencher o volume da mama, ou seja, reconstruir a mama e a auto-estima.

Tanto o SUS como os planos de saúde cobrem a cirurgia reparadora, visto que com a retirada das mamas, a mulher sofre uma ‘mutilação’ por isso é considerada uma cirurgia reparadora.

No caso da paciente optar em fazer pelo plano de saúde ou pelo SUS, tem que estar ciente que não poderá escolher como será a reconstrução da mama. Passará por uma avaliação e se for necessário será colocado uma prótese de silicone para preencher o volume e ficar parecida com a outra mama, ou no tamanho das 2 retiradas.

Se a paciente optar em procurar um cirurgião plástico que não é da rede credenciada de reparação então a paciente poderá optar por tamanho de prótese que deseja colocar.

Mesmo na cirurgia reparadora da rede credenciada como na não credenciada, a cirurgia só será feita, após a mastectomia estar totalmente cicatrizada e ter cessado o tratamento quimioterápico e radioterápico, ou seja,  com  alta do seu oncologista.

Por isso é importante que seja feita uma consulta com um cirurgião plástico com registro na Sociedade Brasileira de Cirurgiã Plástica para que possa te orientar da maneira correta e não comprometa seu tratamento e nem coloque a vida da paciente em risco.

Lembre-se a pressa é inimiga da perfeição, principalmente no caso que se envolve saúde.

 

* Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplastica@gmail.com

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.