Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 12-12-2018 às 21:34

Bruxismo pode causar muitos danos à saúde bucal

Além de transtornos como sensibilidade dentária e dor de cabeça, problema pode causar dano permanente aos dentes

| Creditos: Divulgação

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, que pode ser durante à noite ou durante o dia. O problema pode causar muitos danos à saúde bucal, principalmente na estrutura dental e nas articulações temporomandibulares. “Pode levar até a perda do dente. Você causa tanto desgaste que pode ser necessário até o tratamento de canal”, explica o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, especialista em odontologia estética.

Ainda não há consenso entre os médicos sobre as causas desse problema, porém, alguns especialistas indicam que o bruxismo pode estar relacionado a questões físicas e também psicológicas. Para Puglisi, qualquer pessoa pode ter, principalmente aquelas que estão passando por uma fase de estresse. “Normalmente atletas têm”, afirma o especialista.

Segundo Rafael Puglisi, que também é diretor do departamento de pesquisas do Instituto Odontológico Guy Puglisi, a pessoa costuma descobrir que tem bruxismo quando percebe um desgaste prematuro nos dentes, entre outros incômodos, como por exemplo, a dor na face.

“O paciente nota que os dentes estão desgastando, acorda com dor de cabeça, e começa a ter sensibilidade nos dentes durante o dia, sente também sensibilidade nos dentes quando machuca, quando morde e mastiga”, esclarece Puglisi, conhecido por tratar os sorrisos de várias celebridades do país, como Neymar, Marina Ruy Barbosa, Giovanna Ewbank, entre outros.

De acordo com o especialista, a toxina botulínica é indicada para o tratamento do bruxismo no consultório dentário. “A aplicação é uma forma de paralisar o músculo do masseter de forma involuntária. Outra indicação é fazer o uso de placa acrílica na parte da arcada superior à noite para dormir”, finaliza o cirurgião-dentista.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.