

O case da empresária Rosana Marques, criada da marca de lingeries Ouseuse, ficou entre os 10 finalistas do de prêmio da ONU para mulheres empreendedoras
Publicado em: 17-11-2018 12:1hs | Fonte: Agência Sebrae de Notícias.
Rosana Marques é fundadora da Ouseuse. | Creditos: Divulgação
A empresária mineira Rosana Marques, fundadora da Ouseuse, ficou entre as 10 finalistas do Empretec Women in Business Awards 2018, prêmio conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad). O prêmio é um reconhecimento às mulheres empreendedoras, que tenham participado do Empretec e que transformaram as comunidades onde atuam. O programa Empretec teve início em 1988 e já capacitou 400 mil pessoas em mais de 40 países, com o apoio da Unctad.
Rosana Marques criou a confecção de moda íntima Ouseuse há 24 anos e teve grande participação no desenvolvimento produtivo e econômico da pequena cidade de Juruaia no Sul de Minas, tornando-a um polo da confecção de lingeries.
A empresária conta que cresceu atrás de um balcão. "Meu pai teve vários tipos de comércio e foi assim que aprendi a ter jogo de cintura, a ouvir e a negociar", conta. Após experiências em uma farmácia e como professora na zona rural, Rosana começou a vender roupas e abriu um pequeno comércio. Percebendo a necessidade de incrementar a linha de produtos, ela mesma passou a confeccionar lingeries.
Desde a primeira peça, buscou conhecimento sobre os processos, fornecedores e matérias-primas. "Começamos na informalidade, como muitos, enfrentando as dificuldades de todo negócio", lembra a empreendedora. Cientes de que deveriam se unir para fortalecer o setor, em 1994, Rosana e os comerciantes locais criaram uma associação e realizaram a primeira feira de empreendedores. "O Sebrae nos auxiliou desde o princípio, acreditando e nos encorajando a crescer.
Hoje, em Juruaia, não existem empresas grandes dominando o mercado, como vemos em muitos municípios, mas um polo econômico formado por pequenos empreendimentos que cresceram e ainda permanecem unidos", afirma.
Incentivado pelo Sebrae, o grupo de empreendedores participou do curso Qualidade Total. Em seguida, veio o convite para o Empretec, em 2005. "Foi a partir daí que começamos a enxergar certas necessidades, como estipular metas e identificar meios de cumpri-las, com segurança e metodologia." Rosana agregou outros produtos ao negócio e não parou mais de crescer.
O ano de 2008 marcou o salto da Ouseuse, atualmente marca presente em todos os estados brasileiros e também comercializada em países como Bélgica, Alemanha, Japão, Portugal, Itália e Grécia. "Aprendi a delegar tarefas para me dedicar ao crescimento do meu negócio, com coragem e segurança", conta a CEO, que planeja aumentar os canais de distribuição e ampliar a presença da grife no mercado externo.
0 Comentários