Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 13-12-2018 às 13:13

Um presente para o futuro de crianças e adolescentes

Coaching é sim um processo aplicado para crianças e adolescentes. Que fiquem atentos, neste sentido, os pais, educadores, psicólogos e demais profissionais do desenvolvimento humano, inclusive os coaches. Que tal saber mais sobre o método?

Mara Suassuna, com participantes da primeira edição do Coaching KIDS em Cuiabá | Creditos: Divulgação

Coaching é sim um processo aplicado para as crianças e adolescentes. Que fiquem atentos, neste sentido, os pais, professores, psicólogos e demais profissionais que se preocupam com a educação. No próximo dia 22 de novembro ocorrerá em Cuiabá no auditório da SG Gestão de Pessoas, a segunda edição do curso, no qual será passada a metodologia do Coaching KIDS. O treinamento terá 4 horas de duração, das 08 às 12 horas e faz parte do "Circuito de Desenvolvimento Humano" Prospecta/Ecogente.

A facilitadora Mara Suassuna (foto), mestre em psicologia emastercoaching, uma referência nacional na área de desenvolvimento humano, é autora do livro “Coaching KIDS- Estabelecendo metas para uma educação para a vida”, sendo sua metodologia baseada na obra. Foi através de sua experiência, com mais de 20 anos atuando como psicóloga clínica e organizacional, em Goiânia, que ela observou um nicho para atuar com crianças e adolescentes, voltado ao direcionamento da vida.

Mara destaca que a criança  está no processo de  desenvolvimento neural e social, e os pais e educadores, obviamente exercem importante papéis na formação, mas não devem forçar na autonomia das crianças e adolescentes, no sentido da escolha do que desejam ser no futuro. Na sua visão é comum os pais inspirarem pelo exemplo, como também é prática muitos forçarem a criança a decidir o que quer ser quando crescer.  

O que diz Mara Suassuna pode ser na pratica assim: o filho ou a filha pode ter a mãe, uma médica famosa, como sua inspiração, porque a mesmo conquistou fama, dinheiro e vários prêmios na atividade. Por outro lado, não é boa prática os pais forçarem um perfil não alinhado ao comportamento dos filhos. Isso pode causar infelicidade, frustração, ansiedade, depressão e um número crescente de profissionais com habilidades técnicas boas, mas com atuações medíocres, por executarem o que na realidade não condiz com seus desejos, mas que foram obrigados, de certa forma a buscar a qualificação para satisfazerem os anseios dos seus pais.

Livro e método

Mara escreveu em 2015o livro “Coaching KIDS” e através do método tem auxiliado de forma comprovada pais, psicólogos, educadores, e profissionais da área de desenvolvimento humano,inclusive coaches,que lidam com o público alvo a trabalharem de forma mais eficaz. A própria publicação é o material utilizado no curso, sendo que cada participante terá o seu livro.

A profissional deixa claro que o processo de Coaching “não é igual terapia, e sim um processo do presente para o futuro”. Isso passa, entretanto, pelo empoderamento da criança e do adolescente, estimulando o que fazem bem e valorando suas qualidades; pelo que os deixam felizes; pela quebra de suas crenças limitantes; pela responsabilização e disciplina; pelo equilíbrio nos relacionamentos; pelo alinhamento dos seus valores e pela descoberta de seus potenciais.

O importante, na sua análise é que os filhos não sejam meros reprodutores do que os pais desejam.É um treinamento com métodos e ferramentas que comprovadamente auxiliam, através de uma fácil aplicação, a ter um relacionamento mais equilibrado e feliz. Pais e educadores terão maiores facilidades na orientação dos pequenos sobre assuntos como: autodesenvolvimento, metas, como colocar em prática os planos, responsabilização, disciplina, quebra de crenças limitantes, felicidade e alinhamento de seus valores.

Sobre o método

O método e ferramentas utilizados tornam-seum caminho suave,em 20 lições, aplicadas através do livro “Coaching KIDS”, um guia passo a passo, para o desenvolvimento e direcionamento do futuro próspero e positivo. São orientações teóricas, que junto com a prática do treinamento instruem na aplicação do método caso a caso.  A reflexão que o método possibilita, através de um diário de atitudes, em que a criança e o adolescente devem colocar em prática, até chegar ao objetivo. “São pontuados a vida da criança na escola, na família e com os amigos”. Todos os participantes da oficina receberão o livro para aplicarem efetivamente.

É trabalhado no Coaching Kids dimensões espirituais e escolares da criança e adolescente, para que eles reflitam sobre o que eles são hoje e o que querem ser amanhã, bem como o que devem fazer para conseguir isso.

“Os pais e educadores devem acompanhar os sonhos das crianças e ajudarem a traçar e realizarem, sem autoritarismo, num diálogo construtivo”,destacou Mara Suassuna, mostrando a importância de se desenvolver a escuta ativa e respeitosa dentro do universo dos pequenos. “Não se pode subestimar o conhecimento tácito da criança”, ponderou a mastercoach.

Mara deixa claro, por exemplo, que uma criança de quatro anos pode não ter dentro dela, de forma concreta a definição de caminhos, mas ao invés de determiná-los os pais podem ajudar nas escolhas dialogando mais, conversando com as crianças e levando-as a sentir as experiências e não ser meras reprodutoras das ordens.

O processo de descobertas é importante para a qualidade de vida da criança e do adolescente, e isso evita até mesmoa autoestima baixa, que pode levá-los até mesmo a ser futuras vítimas de bullying.

 

Informações sobre a facilitadora

Mara Suassuna – psicóloga, mastercoach, palestrante em nível nacional e escritora, Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP/SP, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso-UFG e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), doutoranda em Educação, pela UNINI- México; Diretora da Prospecta Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Diretora do Instituto de Desenvolvimento Humano e Coaching- IDHC. Master Coach pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching com 4 Certificações Internacionais (BCI, GCC, IAC e ECA), atua com Self Coaching, Professional Coaching, Executive Coaching e Business Coaching. Analista de Perfil Comportamental Assessment e DISC, formação em Practitioner de PNL (INAP), Eneagrama, escritora e palestrante de nível nacional. Possui experiência de 20 anos na área de gestão de pessoas em Empresas Nacionais e Multinacionais, e em psicologia clínica e organizacional. Presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Goiânia.

 

Local e preço

O Curso Coaching KIDS está sendo realizado em Cuiabá, pela segunda vez, pelas empresas Prospecta- Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e o Instituto EcoGente-Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socio-Ambiental.

Sueli Batista, mastercoach, diretora do Instituto EcoGente,  diz que desde que conheceu o método o considerou muito eficaz e faz questão de realizar o curso, com a própria autora do livro Coaching KIDS, oportunizando ao público a interatividadecom uma grande expert no assunto.

Nesta edição Sueli manteve contato com a diretora da SG Gestão de Pessoas, Silvana Gomes para que a empresa fosse parceira, juntamente com a Associação de Mulheres de Nergócios e Profissionais-BPW Cuiabá, presidida por Zilda Zompero.

A parceria possibilitou não só o local adequado para o curso, mas também  condições especiais com desconto de  20%, para quem é da BPW Cuiabá, e clientes das empresas realizadoras e parceira. (Na foto Sueli Batista, diretora da EcoGente, Silvana Gomes, diretora da SG, e Zilda Zompero, presidente da BPW Cuiabá, parceiras na iniciativa).

O Curso custa R$ 500,00, incluso o livro, e pode ser dividido em até quatro vezes no cartão de crédito. Todos que fizerem o Coaching Kids terão desconto especial no treinamento "Atendimento com a Metodologia Disney", e vice versa. O curso também de 4 horas, abre o Circuito de Desenvolvimento Humano, e  visa criar condições necessárias para levar os participantes os conhecimentos que permitem conquistar satisfação e a fidelização do cliente através da excelência de serviços e atendimento, baseados no modelo Disney em suas organizações.

Informações e inscrições

Dia 22 de novembro, das 08  às 12 horas horas

Av. Historiador Rubens de Mendonça AV. CPA), 352- Bairro Baú- Cuiabá-MT.

Fones: 65- 3644.2257 - 99610-2257 -  3623-1274- 99981-3389 – 99972.9348

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.