Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 18-11-2018 às 19:24

Azeite em sobremesas? Aprenda a fazer torta de iogurte com azeite

Azeite é boa opção para quem quer substituir a gordura sem perder o sabor das receitas

| Creditos: PixaBay

O azeite é um produto versátil e milenar. Extraído das oliveiras, pode ser utilizado nas áreas de higiene, beleza, medicina e na alimentação. O que nem todos sabem é que, para esse último caso, não são só os alimentos salgados ou as saladinhas que combinam com o azeite. Ele também é usado em receitas doces e pode ser um grande aliado para substituir a gordura e agregar sabor.

Sabendo disso, a Ajinomoto do Brasil, por meio de sua área de Marketing-Nutrição, indica o azeite como uma opção para quem quer renovar o cardápio e não utilizar ingredientes como o óleo, a manteiga ou a margarina em suas sobremesas. A empresa possui uma equipe de nutricionistas, chefs de cozinha, culinaristas e engenheiros que desenvolvem receitas práticas e equilibradas, além de oferecer dicas para facilitar o dia a dia na cozinha.

“O azeite pode ser utilizado em sobremesas à base de massa, como bolos e tortas, substituindo a gordura da receita, e no preparo de caldas e cremes”, explica a gerente de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, Lisiane Miura. “É importante destacar que ingredientes como a manteiga e a margarina, por exemplo, são responsáveis por agregar cremosidade e textura a algumas preparações e, nesse caso, não podem ser substituídos pelo azeite”, finaliza.

 

Cinco dicas importantes para a utilização do azeite em sobremesas

O uso do azeite em sobremesas requer alguns cuidados para que o preparo seja feito de forma adequada e os benefícios do produto sejam aproveitados. Veja algumas dicas:

1 - Harmonização do azeite com sobremesas

O azeite harmoniza de forma ideal com frutas vermelhas, frutas ácidas e chocolate. Sua utilização é recomendada em sobremesas à base de massa e no preparo de caldas e cremes.

2 -  Tipo do azeite

Qualquer azeite pode ser utilizado, porém os azeites frutados como o TERRANO™ combinam melhor com as sobremesas. O Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™ pode ser utilizado em qualquer preparação que será aquecida e o Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO™ pode ser utilizado em preparações frias ou finalizações.

3 - Conservação do azeite

Para que o azeite não perca o sabor e seus benefícios, o ideal é armazená-lo na própria embalagem ou em alguma que seja indicada pelo fabricante, em ambiente protegido de claridade e de calor (por exemplo, em armários distantes de fontes de calor, como forno e fogão).

4 - Sabor do azeite

O azeite em sobremesas é ideal para agregar sabor, porém, para que esse sabor não se sobreponha aos demais ingredientes, deve-se evitar colocar em excesso e tomar cuidado para não usar com outros ingredientes muito gordurosos.

5 -  Receitas

Para incentivar o hábito da utilização de azeite em sobremesas, o time de especialistas da Ajinomoto do Brasil desenvolve receitas práticas e perfeitas para aproveitar todos os benefícios do alimento, como a Torta de Iogurte. Veja os detalhes abaixo:

 

Torta de Iogurte

Ingredientes:

1 pacote de biscoito de aveia (200g)
3 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Tipo Único TERRANO™
7 colheres (sopa) de água
1 sachê de gelatina em pó sem sabor, incolor
5 potes de iogurte desnatado (850g)
1 envelope de FIT™ Tangerina

 

Modo de preparo: 

1 - No copo do liquidificador, coloque o biscoito de aveia, aos poucos, e bata até formar uma farofa. Transfira para uma tigela, junte o Azeite de Oliva TERRANO™ e 3 colheres (sopa) de água, e misture com a ponta dos dedos até obter uma massa lisa e homogênea que desgrude das mãos. Disponha a massa em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) e pressione-a levemente com a palma das mãos, até que a superfície esteja uniforme. Reserve.

2 - Em uma tigela pequena, coloque a gelatina e a água restante, e deixe hidratar por 3 minutos. Leve ao fogo médio, em banho-maria, até que dissolva completamente. Em outra tigela, coloque o iogurte e o FIT™, e misture bem. Junte a gelatina hidratada e misture. Disponha sobre a massa e leve à geladeira por 3 horas ou até endurecer.

3 - Remova o aro e sirva em seguida, decorando a superfície conforme a sua preferência.

Dica: Para obter uma torta com o recheio mais consistente, utilize o iogurte drenado. Para isso, coloque 4 folhas de papel toalha em uma peneira e deixe-a apoiada em um recipiente de vidro. Disponha o iogurte e leve à geladeira por 2 horas para separar o soro.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.