Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 18-11-2018 às 19:43

Pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e instalações em mostras do MON

| Creditos: Divulgação

O Museu Oscar Niemeyer (MON) apreseta as mostras: “Nemer | Aquarelas Recentes – Geometria residual” e “Tempos Sensíveis, com obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), ambas com curadoria de Agnaldo Farias.

José Alberto Nemer é artista visual e doutor em Artes Plásticas pela Université de Paris VIII. Lecionou em universidades brasileiras e estrangeiras, como a UFMG (1974 a 1998) e a Université de Paris III-Sorbonne (1974 a 1979). Pertencente a geração dos chamados desenhistas mineiros, que se afirmou no cenário da arte brasileira a partir da década de 1970, Nemer participa de salões e bienais no Brasil e no exterior.

O curador analisa a obra de Nemer. “O artista impõe-se um magnífico e ambicioso desafio, que só mesmo a segurança da maturidade e o controle que dela advém podem permitir. De um lado, a geometria, produto de extração mental, com sua precisão orgulhosa, decidida, sobretudo se apoiada em instrumentos como réguas e esquadros, traindo, com essa postura, certa indiferença ao mundo, no que ele tem de incompreensível, insubordinado, indomável. De outro, a mancha, resultado pulsante do emprego de pincéis, com suas formas irregulares, sua apreensão cambiante, corolário de seus contornos atmosféricos, pejadas de cor como nuvens carregadas de água, a pique de transbordar”. A mostra fica em cartaz até dia 24 de fevereiro de 2019.

A mostra “Tempos Sensíveis” traz pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e instalações que têm como tema a natureza humana, as suas perplexidades, carências e desconfortos.

São, ao todo, 96 obras de 79 artistas, dentre eles, Livio Abramo, Carlos Zilio, Käthe Kollwitz, Poty, Antonio Dias, Luiz Henrique Schwanke, Antonio Manuel, Karin Lambrecht, Carina Weidle e Luciano Zanette entre outros que compõem o acervo do MAC-PR. É uma exposição de longa duração e pode ser vista na Sala 8, do MON, que passa a ser ocupada pelas exposições do MAC-PR. 

A visitação pode ser feita de terça domingo, das 10h às 18h.

 

Serviço:

Nemer | Aquarelas recentes – Geometria residual   e Tempos Sensíveis – Acervo MAC-PR

Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999)

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h — acesso até 17h30

Ingresso: R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada)

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.