Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 18-11-2018 às 20:23

A Oca recebe maior exposição do artista Ai Weiwei

O artista chinês realiza a maior exposição de sua carreira na Oca, no Parque do Ibirapuera

| Creditos: Divulgação/CASACOR

Ai Weiwei Raiz é o nome da primeira exibição do artista plástico chinês Ai Weiwei no Brasil, e também a maior já realizada por ele. Com 8 mil m², a mostra traz 70 obras históricas e outras 24 inéditas criadas a partir de sua imersão pelo Brasil e suas tradições. O produtor cultural Marcello Dantas assina o projeto e a curadoria que se propõem a revelar a história de um dos maiores e profícuos artistas da atualidade.

Weiwei deixou seu país de origem em 2015 e se destaca no cenário internacional pelo interesse que demonstra pelas questões sociais, como a crise mundial de imigração e pela crítica ferrenha ao governo chinês. Muitas de suas obras fazem referência aos temas de forma contundente. Como um dos maiores trabalhos expostos, um barco de refugiados à deriva, que flutuou sobre o lago do Ibirapuera antes de ser instalado no último andar do edifício. Ali também é possível assistir aos videos gravados pelo artista em campos de refugiados pela Europa.

Alguns de seus trabalhos mais conhecidos podem ser vistos na Oca como Dropping a Han Dynasty Urn (Deixando cair uma urna da dinastia Han), uma obra que mostra o jovem artista derrubando intencionalmente uma urna cerimonial de cerca de 2.000 anos, da Dinastia Han, período da história da civilização chinesa. A ação subversiva e transformadora foi captada e transformada em três imagens, que vêm sendo expostas em mostras por todo o mundo. No Brasil, poderá ser vista a versão dela em peças de Lego. Muitos de seu trabalhos tensionam o mundo contemporâneo e os modos tradicionais chineses de pensamento e produção.

A exposição revela também a capacidade de subversão dos suportes tradicionais das artes ao mesclar trabalhos das mais variadas técnicas como escultura, instalações de mídia, fotografia, filme, arquitetura, curadoria e crítica social.

 

Serviço:

Ai Weiwei Raiz

Local: até 20 de janeiro de 2019

Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado, das 11h às 20h; Domingo e feriados, das 11h às 19h.

Local: Oca – Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº

Ingresso: R$ 20

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.