Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 18-11-2018 às 19:50

Mulheres de Peito Aberto na Luta Contra o Câncer de Mama

Idéias inusitadas, ousadas, criativas e solidárias sempre causam impacto positivo. A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Goiânia, no Outubro Rosa, vai causar.

A campanha, que tem participantes associadas da BPW Goiânia, alerta para que as mulheres a partir dos 40 anos já devem fazer a mamografia | Creditos: Elda Lobo

Um evento idealizado para reforçar importância dos cuidados com a saúde, especificamente no mês que os olhares estão dirigidos de uma forma mais sensível para as mamas. Quem for ao Shopping Bougainville, entre os dias 18 e 24 de outubro, em Goiânia-GO, pode visitar uma exposição de fotografias que alerta sobre o câncer de mama.

A ação faz parte da Campanha Mulheres de Peito Aberto na Luta Contra o Câncer de Mama e tem a intenção de estimular o autoexame das mamas e a atitude de se cuidar, levando a prevenção a sério. A campanha foi criada pela ONG Feminina, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Goiânia, com parceira da fotografa Elda Lobo, que faz parte da organização  e Mundy Propaganda. A presidente Mara Suassuna também participa. 

Elda conversou com algumas amigas, que toparam o desafio, a exemplo da presidente da BPW Goiânia, Mara Suassuna. “Queria fazer algo diferente e pensei muito. Aí foi quando nasceu a ideia da campanha, convidando várias mulheres que acho que são empoderadas e que conseguiriam gritar de forma silenciosa, porém alto. E assim surgiu a campanha”, explica a fotógrafa Elda Lobo, que com sua sensibilidade foi muito além do que a sua lente conseguiu captar. 

As fotos bem produzidas em referência ao Outubro Rosa, mês em que se reforça a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, tem um espaço reservado em uma exposição no shopping da capital. Alguns maridos também aceitaram participar. Afinal, o cuidado com as mamas passa também pela auto-estima e o bem-estar familiar.

Prevenção

A campanha alerta para que as mulheres a partir dos 40 anos já devem fazer a mamografia. O exame detecta lesões precoces e o ultrassom não. Ele é um complemento da mamografia, pois enxerga nódulos e os caracteriza melhor.

Em famílias com histórico de câncer de mama, as mulheres devem fazer o exame precocemente. Em famílias onde a irmã, mãe ou filha tiveram câncer antes da menopausa, a mamografia começa mais cedo.

A mastologia, que é a especialidade da medicina que cuida das glândulas mamárias, avançou muito, mais a prevenção e o auto exame ajuda muito no diagnóstico preventivo.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.