Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 11-12-2018 às 11:05

Sueli Batista fala de Cidadania Positiva em Rondonópolis

Usando as ferramentas da Psicologia Positiva, a master coach Sueli Batista dá lições de como o ser humano pode se empoderar e ser protagonista de uma transformação pessoal e social

Gislene Cabral, Sueli Batista, Mariene de Abreu Fagunde, Adiene Campos e Roseane Nascimento em Rondonópolis | Creditos:

“Cidadania positiva se constrói a partir das pessoas que ao  ter consciência de seus direitos e deveres, passam a também vivenciá-los no seu cotidiano, buscando através da liberdade uma vida em equilíbrio, com propósito, com pertencimento e respeito”. Foi o que disse a master coach e especialista em Psicologia Positiva, Sueli Batista, que as 19:30, fala na cidade de Rondonópolis-MT, sobre  o tema a convite da professora Gislene Cabral, grande liderança feminina, que também atua na Polícia Civil mato-grossense, contribuindo com o empoderamento feminino. Fazer sua parte para o desenvolvimento e crescimento visando não só o tempo presente, e não só a sua satisfação pessoal, mas também a coletividade e a geração futura, é sobre o ponto de vista da palestrante o comportamento de quem busca a plenitude.

Embora a cidadania plena seja considerada ainda como uma obra inacabada, e utópica, a percepção que Sueli Batista tem é de  que os novos conceitos, com comprovações científicas, voltados ao desenvolvimento humano a exemplo da Psicologia Positiva, com o qual tem trabalhado e difundido, está contribuindo para que haja cada vez mais  pessoas vivendo ou buscando viver em plenitude, com mais significado, engajamento e sentido. Ao polarizarem mais a  sua atenção ao que realmente os fazem felizes passam a ficar estimulados a melhor se posicionarem na sociedade, a exemplo no processo político partidário, estando mais conscientes com o que se adequa a trajetória percorrida.  Por exemplo, uma pessoa positiva reclama menos e parte para a ação, faz junto o que deve ser feito para a resolução do problema,  aperfeiçoando sempre o exercício da sua cidadania. (Na fotoSueli Batista e Gislene Cabral, mulheres que tem visões parecidas sobre o empoderamento pessoal e da sociedade).

Gislene Cabral disse que tinha um sonho de trazer Sueli Batista a Rondonópolis, por toda a trajetória de vida da mesma, que legitima o que ela pensa tambpem para a construção de uma sociedade melhor e inclusiva. Para ela a sociedade clama por profundas transformações, e que a política de inclusão social e de valorização das pessoas deve ser abraçadas por todos que postulam cargos públicos. A motivação neste sentido, entretanto, nem sempre tem sido  estimulada, e pensando que há pouco tempo das eleições ainda é possível o cidadão e da cidadã avaliarem o que realmente desejam para a sua felicidade, e o seu bem-estar, e de quem segue junto no compromisso, ela está promovendo a palestra "Cidadania Positiva", com uma pessoa que tem muitos exemplos e cases de sucesso a relatar, de que sim, é possível transformar a sociedade com o que vai além do discurso, mas sim da efetiva ação para o empoderamento social.

Para legitimar o pensamento de Gislene Cabral em relação ao conceito da felicidade, e do que é positivo em nível de cidadania, Sueli destaca como exemplo o artigo que escreveu na obra "FelicidadE 360 graus", da Editora Ser Mais, de São Paulo. Ela cita que a ONU já defende a felicidade das pessoas, na esfera das políticas públicas, partindo do indicador FIB- Felicidade Interna Bruta, criado pelo rei do Butão, Jigme Singye Wang-chuck, e que diz respeito a meta socioeconômica coletiva. Em 2011 a organização, inclusive, recomendou para 190 países-membros, que incluissem a felicidade e o bem-estar em suas políticas públicas. "Eu acredito que os governantes que adotarem atitudes positivas em suas administrações terão mais sucesso em suas respectivas gestões", frisou.

A Psicologia Positiva

 Ao atrelar o conceito da Psicologia Positiva, que estudo de forças e virtudes que permitem aos indivíduos, organizações e comunidades atingirem seu desenvolvimento pleno, a cidadania, Sueli destaca que  o seu objetivo é disseminar a teoria da felicidade  para a construção do bem-estar do ser humano na sociedade em que vive, e indo mais além no mundo em que vive. Em razão disso ela inicia a palestra com questionamentos, colocando a reflexão de como a pessoa vê o mundo, o Brasil, seu estado e sua cidade, e culminando em como o próprio se vê. Por exemplo, as emoções positivas estão relacionadas a satisfação, viver com alegria, felicidade e prazer.

Ao cultivar emoções positivas, a pessoa sempre vai avançando  para a construção da sua vida alicerçada em pilares que as tornam cada vez mais convictas de seguir engajadas, comprometidas usando as suas próprias forças forças e virtudes do caráter. Segundo ela, seus passos também seguem mais firmes em direção de ter relacionamentos saudáveis, com vínculo e apoio mútuo. Na esteira de uma vida melhor, está também o significado ou o propósito da pessoa encontrar um sentido na vida, a  missão, visão e valor que são importantes em sua história de vida.

Sueli vai falar das emoções básicas do ser humano, e das emoções e sentimentos positivos e mostrar como as pessoas podem identificar suas virtudes e forças de caráter, bem como descobrir a força da sua assinatura. Ou seja o que tem como mais forte em sua identidade, que dificilmente se modifica e se corrompe por fazer parte do que realmente acreditam. 

Ao finalizar Sueli destacará a importância de se saborear as emoções positivas no tempo presente, e também de florescer. Ela citou um pensamento de Helder Kamei, seu mestre, que diz  que o florescimento “é o funcionamento positivo do ser humano. O que o potencializa! É caracterizado por estados de criatividade, intuição, construção de conexões sociais e uso de estratégias inteligentes para lidar com diferentes situações”. A palestrante deixa seu próprio pensamento registrado: 'Floresça, mesmo que não seja primavera existe uma estação própria do florescimento pessoal que se chama alegria. É, portanto, com alegria que ela garante que fechará sua palestra, e deseja que todos sejam ancorados por uma emoção que remeta a felicidade de forma autêntica.

Serviço

Palestra "Cidadania Positiva"

Com a master coach e especialista em Psicologia Positiva Sueli Batista

Dia4/10/2018- Das 19:30 às 21h00

Local: Espaço 22-

Rua Dom Pedro II- Centro

Rondonópolis-MT

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.