Jornal Rosa Choque
Publicidade

4 receitas de chá mate gelado

4 saborosas receitas de chá gelado. | Creditos: Shutterstock

Para refrescar qualquer dia quente ou como alternativa de bebida do dia-a-dia, o Farofa apresenta 4 receitas de chá mate gelado. Os 3 primeiros são mais refrescantes e menos calóricos, o último é um tipo de batida de chá-mate, que leva leite condensado.

O chá em si é uma bebida muito saudável, se preparada e conservada (já pronto) da maneira certa. Quando consumido sem açúcar, é um ótimo substituto da água, para aqueles que querem beber algo diferente e tão saudável quanto.

Todos os chás criados tem como base o chá-mate. Análises e estudos sobre a erva-mate mostram que em sua composição há diversas propriedades benéficas ao ser humano, como a cafeína, ácidos fólicos, vitaminas (A, B1, B2, C, e E), sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais) e muito mais.O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que a  mesma tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente nos nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade.

Mas atenção! é preciso tomar um pouco mais de cuidado com alguns chás que tem um teor grande de cafeína – uma xícara de chá pode ter mais cafeína que em uma xícara de café preto.

1. Chá com limao:

1 receita de chá base
Suco de 1 limão
2 a 3 rodelas de limão
Preparo:

Depois do chá base pronto e frio, adicione o suco do limão.
Em uma jarra ou em um copo, coloque as rodelas de limão, o gelo e logo depois o chá.
Se precisar, adoce mais um pouco. O chá está pronto para beber. Dica: Coloque o suco e as rodelas de limão um pouco antes de servir. O chá pode ficar amargo, caso demore muito para ser servido.

2. Chá com laranja:

1 receita de chá base
250 ml de suco de laranja fresco e gelado (de preferencia espremido na hora)
1 pau de canela
1 colher de chá de cravo da índia (opcional)

Preparo:

Separe 200ml do chá base, esquente novamente e coloque o pau de canela (e o cravo) para “descansar” no chá quente em fogo bem baixo por 5 minutos. Depois desse tempo, separe a panela sem tirar o pau da canela do chá.

Misture o suco de laranja gelado com o restante do chá.
Depois de esfriar , junte o chá com a canela (retirando os cravos) ao chá com a laranja, coloque em uma jarra e sirva com gelo. Dica: Deixe o pau da canela ainda na jarra até o chá acabar, o gostinho fica cada vez melhor.

3. Chá de pessego:

1 receita de chá base
1 lata de pessegos em calda
rodelas de laranja ou limão
hortelã

Preparo:

Retira os pessegos da lata e escorra eles um pouco. Guarde a água da lata.

Com ajuda de um mixer ou do liquidificador, bata 1/3 do chá e 3 colheres de sopa da calda da lata com os pessegos até formar uma polpa grossa.

Coe o líquido sem passar a colher no coador. Pode demorar um pouco, mas o ideal é ficar uma “polpa” que nao pinga mais líquido nenhum.

Misture o líquido com o resto do chá e sirva com gelo e rodelas de limão ou laranja.

4. Chá com leite condensado (versão bomba calórica):

1 receita de chá base SEM açucar!
2/3 da lata de leite condensado (caso queira mais doce coloque a lata inteira)

Preparo:

Bata o chá base com o leite condensado, com ajuda de uma mixer ou do liquidificador.
Sirva com pedrinhas de gelo.
Sirva as bebidas sempre com gelo. Os chá gelados podem ser consumidos durante todo ano, seja inverno ou verão e de preferência durante o dia.

Dica geral: Quer o chá mais forte? Coloque mais 2 a 3 colheres (2 a 3 saquinhos) de chá mate na praparação do chá base, também fica muito bom!

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.