Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-11-2018 às 11:11

Feira apresenta franquias como saída da crise

Feira acontece entre 27 e 29 de setembro; investir em franquia pode ser alternativa para quem está buscando uma chance no mercado de trabalho

| Creditos: Divulgação

Ingressar no setor de franquias pode ser uma saída para quem vem enfrentando o desemprego. O segmento cresceu 13% em número de marcas no 2º trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando o patamar de 716 marcas que operam só no estado. O Rio é o segundo maior mercado de franquias no País em redes atrás apenas de São Paulo.

“O franchising está sendo uma opção viável para muitos profissionais egressos do mercado de trabalho. Isso é muito importante para a geração de renda e para a manutenção do dinamismo da economia. Em paralelo, para enfrentar a atual situação, notamos muitas inovações entre as redes de franquia, tanto em termos de formatos, como nichos”, afirmou a presidente da ABF-Rio, Eliane Bernardino

Baiana de nascimento, Maria Selma Mata, resolveu vir para o Rio para empreender. Depois de anos de muita batalha, ela construiu uma rede de lojas. Inaugurada em janeiro de 2016, a rede Champion que detém as marcas Champion Fried Chicken e Champion Empada & Café pode ser considerada um exemplo de sucesso. Em pouquíssimo tempo de vida, tem visto seu faturamento dobrar a cada ano, mesmo diante da crise econômica.

“Participar de feiras como estas é muito importante. Fazemos contatos e negócios. Quem está procurando uma alternativa de trabalho, pode ser a luz no fim do túnel. Este ano,  vamos lançar a Champion Fried Chicken, que ja tem dois anos de operação e é a nossa versão fast food, bem como vamos repetir o sucesso da Champion Empada & Café, quando estreamos na feira do ano passado e fechamos seis unidades. Também vamos levar a Champion Express, que é uma inovação de loja, um pouco menor, de 30 a 40 metros e cujo cardápio oferece baldes grandes de peças de frango frito, de acordo com o gosto do consumidor", informou a empresária.

A rede Champion estreou na feira de Franchising no ano passado, emprega mais de 100 funcionários e quer continuar expandindo. A feira acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro, no Riocentro.

Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no estado do Rio de Janeiro são Alimentação (32,8%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17%) e Moda (13,4%), segundo levantamento da ABF.

 

Segue um exemplo de franquia:

A Champion Empada & Café oferece produtos de salgados, em gera: são 27 recheios diferentes de empada, coxinhas, quibes, 33 sabores de bolos, doces e cafés variados. A rede tem 12 lojas no total. São sete (07) quiosques. Até o fim de 2018, a previsão é criar de oito a 10 a mais pontos de venda.

O valor da franquia de uma loja é de R$ 150 mil e de um quiosque é de R$ 100 mil para quiosques, no qual é oferecida a estrutura toda de madeira, totalmente equipado, vem com refrigeradores embutidos, com estufa, cafeteira, forno elétrico. Já a franquia da loja, o franqueado deve arcar com as obras civis (piso, parede, iluminação) - a rede oferece os móveis da loja e a comunicação visual.

Com o investimento, é possível fazer parte da rede que associa qualidade artesanal no preparo de lanches diversos a um ambiente familiar e de ótima convivência interpessoal. Outro aspecto positivo para os futuros franqueados é ter, à frente do negócio, uma empreendedora experiente e com amplo conhecimento em gastronomia, a chef de cozinha baiana Maria Selma Mata,

Por enquanto, os interessados em ter seu próprio negócio com a marca não pagam taxa de franquia nem royalties.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.