Jornal Rosa Choque
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Cuiabá - MT, 12-12-2018 às 19:58

Oito dicas para se preparar para o verão, com moderação

Diretor médico do Instituto do Joelho HCor, Prof. Dr. Rene Abdalla, alerta para o excesso na carga de treinos em busca de resultados "imediatos"

De acordo com o Prof. Dr. Rene Adballa, ortopedista e diretor médico do Instituto do Joelho HCor, buscar resultados milagrosos não é a melhor maneira. | Creditos: PixaBay

O verão vem ai! E as pessoas correm para alcançar a boa forma e deixar o físico em dia para exibi-lo nos dias mais quentes. Mas é preciso cuidado. Iniciar atividade física pode se tornar um perigo se não for feita de maneira correta, com planejamento, orientação médica e, principalmente muita paciência para os resultados acontecerem.

De acordo com o Prof. Dr. Rene Adballa, ortopedista e diretor médico do Instituto do Joelho HCor, buscar resultados milagrosos não é a melhor maneira. \“A palavra chave é orientação, tanto na parte nutricional quanto na musculoesquelética. Também é preciso ter paciência, pois os resultados vêm da combinação entre os exercícios físicos e a alimentação balanceada. Dessa forma, os benefícios para o corpo acontecem naturalmente, sem grandes problemas”, alerta Dr. Abdalla.

A prática errada e exagerada de exercícios é uma das maiores causas de pacientes nas clínicas. O ortopedista acrescenta que, além de ter músculos fortes, eles devem estar equilibrados para evitar problemas.

“Normalmente a musculatura posterior é 20% mais fraca em relação a anterior, e pode chegar até 40%. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade é preciso checar como está a musculatura. E isso pode ser feito por meio de uma avaliação isocinética”, comenta o ortopedista.

O teste isocinético é uma análise muscular computadorizada que vai avaliar os possíveis desequilíbrios e déficits musculares que podem levar ao aumento de desgastes prematuros nas articulações (joelho, quadril, ombro, cotovelo, punho, tornozelo e coluna lombar).

“A partir da realização do teste teremos informações sobre força, potência e resistência muscular do paciente, podendo orientar de forma correta qual grupo de músculos deve ser trabalhado e de que maneira”, conclui.

 

Oito dicas importantes

O ideal é procurar orientação especializada antes de começar qualquer exercício físico, além de controlar a alimentação. Aqui vão algumas dicas para que a atividade seja prazerosa e segura e auxilie a chegar “no shape”, no verão.

1 - Procurar um especialista e pedir orientação para a prática do exercício físico.

2 - Antes dos exercícios alongar a musculatura para preparar o corpo para a atividade física.

3 - Ficar atento com os exercícios praticados e procurar uma série que melhor se ajuste as suas necessidades para não agredir o sistema musculoesquelético.

4 - Evite excessos e saiba respeitar os limites do corpo. Deve-se iniciar de forma gradativa.

5 - Intercale atividades, por exemplo, musculação com corrida.

6 - Nas corridas, escolha um calçado adequado, que proteja primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos.

7 - Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre.

8 - Ao primeiro sinal de dor, interrompa os exercícios por 48 horas. Caso a dor persista procure o especialista.

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