Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 26-09-2018 às 08:18

Como fazer do ambiente de trabalho um lugar mais saudável?

Os lanches feitos no escritório estão promovendo ganho de peso? O Vigilantes do Peso seleciona estratégias para acabar com isso

| Creditos: PixaBay

Começar o dia com um café da manhã saudável e levar o almoço para o trabalho, na maioria das vezes, é o planejamento ideal. Mas, apesar dos esforços, fazer lanchinhos pouco inteligentes ao longo do dia pode sabotar todo o processo. Será que existe alguma maneira de evitar esse hábito?

“Você pode criar um ambiente de trabalho mais saudável para si mesmo”, explica Milton Stokes, mestre em nutrição e porta-voz da Associação Americana de Nutrição. O segredo é planejar-se com antecedência e criar estratégias. De acordo com Stokes, mesmo aqueles que fazem escolhas saudáveis podem se “sabotar” no escritório. Se sabe o que tem para enfrentar, pode se prevenir com algumas ferramentas para continuar seguindo o programa.

 

O Vigilantes do Peso seleciona uma lista de dicas e como evitá-los:

“Campo minado”: Todo local de trabalho tem um ou mais desses alimentos traiçoeiros: um pote cheio de bombons, biscoitos bem visíveis, uma caixa com restos de pizza, entre outros. Render-se a essas guloseimas no ambiente de trabalho significa consumir muitas calorias e, consequentemente, ganhar peso.

Estratégia: Montar o próprio estoque. Certifiquar de que terá sempre lanches saudáveis ao seu alcance para, assim, evitar as tentações. Fazer uma mistura caseira de nozes e frutas secas ou levar biscoitos integrais, cookies integrais light ou barra de cereal sem chocolate, pode ser uma boa.

 

O almoço no trabalho: Se a agenda é cheia de reuniões de negócios bem na hora do almoço, é possível que se depare frequentemente com a necessidade de pedir comida pelo telefone. Essas refeições costumam ser com poucas opções saudáveis e milhares de calorias são consumidas por meio da maionese e molhos para saladas. Um almoço em um fast-food típico, normalmente, contém calorias suficientes para estourar a Cota Diária de ProPontos de qualquer pessoa.

Estratégia: Planeje-se com antecedência para evitar as opções que contribuem para o ganho de peso. Você até pode comer comidas mais calóricas, mas mantenha o tamanho de suas porções pequeno e peça molhos à parte, usando-os com moderação. Comer algum alimento saudável e nutritivo antes do almoço para diminuir a fome. Experimente uma porção de amêndoas ou um iogurte light. Não vá trabalhar sem se alimentar antes: aqueles que pulam o café da manhã são mais suscetíveis a exagerar na hora do almoço.

 

Pausas refrescantes: Energéticos e refrigerantes podem “afogar” o planejamento  rapidamente. Essas bebidas não passam de calorias desperdiçadas sendo acumuladas. Com refrigerantes, energéticos e isotônicos é fácil consumir mais de 200 calorias.

Estratégia: Ter uma squeeze  cheia de água na mesa de trabalho. Beber água e comer uma barra de cereal com uma fruta é muito melhor.

 

A lanchonete: Olhar por horas para a lanchonete próxima ao seu trabalho, que mesmo assim vai ser difícil encontrar um único item que tenha calorias e gorduras que valham a pena.

Estratégia: Manter a mesa de trabalho abastecida com lanches saudáveis para evitar momentos do tipo “eu preciso comer alguma coisa”. E se, por acaso, tiver que ir a lanchonete, comprar um sanduiche de pão integral com frios magros e queijo branco, biscoitos integrais com baixo teor de gordura ou vitamina de fruta com leite desnatado, pode ser uma boa opção.

 

Receitas de marmitas saudáveis:

Omelete de tomate seco e cogumelo

Ingredientes:

6 unid. média de tomate seco sem óleo

3 claras de ovo

2 ovos crus

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta-do-reino preta moída

2 colheres de chá de azeite de oliva

½ xíc. de cogumelo cru, fatiado

¼ xíc. de cebola picada

1 unid. de cebolinha fatiada

 

Modo de preparo:

Coloque os tomates secos em uma tigela e cubra com água fervente. Aguarde 10 minutos, escorra e corte em fatias. Em outra tigela, bata as claras com os ovos, o sal e a pimenta.

Aqueça metade do azeite numa frigideira antiaderente em fogo alto. Acrescente os tomates, o cogumelo, a cebola e o alho. Cozinhe por 4 a 5 minutos, até que os legumes amoleçam. Transfira para um prato.

Limpe a frigideira, retorne ao fogo médio e aqueça o azeite restante. Acrescente os ovos batidos e cozinhe por 1 minuto. Espalhe a mistura dos tomates com os cogumelos por cima da metade da omelete. Com uma espátula, vire a outra metade sobre os legumes. Continue cozinhando, até que o recheio esquente bem e o ovo fique cozido por completo, por cerca de 1 a 2 minutos. Corte a omelete ao meio e sirva com a cebolinha salpicada.

Porção: 1/2 omelete.

 

Salada morna de penne integral e couve-flor

Ingredientes:

250g de penne integral cru

2 ½ colher de chá de azeite de oliva

1 cabeça pequena de couve-flor, cortada em floretes pequenos

2 dentes grandes de alho amassados

2 unid. de tomate sem pele, sem sementes e picados

¾ colher de chá de sal

¼ de colher de chá de pimenta-calabresa sem flocos

1/3 de xíc. de salsa fresca

 

Modo de preparo:

Cozinhe a massa de acordo com as indicações do fabricante, sem sal, se preferir.

Enquanto isso, aqueça o azeite em uma panela grande antiaderente em fogo alto. Cozinhe a couve-flor por 8 minutos, mexendo até que os floretes fiquem tenros e levemente dourados. Transfira para uma tigela.

Unte a mesma panela com óleo em spray, acrescente a cebola e o alho e cozinhe em fogo médio, mexendo até amaciarem, por cerca de 5 minutos. Retire o alho e descarte.

Retorne com a couve-flor à panela, acrescente o tomate, o sal e a pimenta. Tampe e cozinhe em fogo médio por 10 minutos, mexendo com cuidado. Acrescente a massa e a salsa e cozinhe por 2 minutos, até aquecer bem.

Porção: 2 1/4 de xíc.

 

Sanduíche caprese

Receita:

1 colher de chá de azeite de oliva

1 pitada de orégano seco

1 pitada de pimente-do-reino preta moída

2 fatias de pão de forma integral light

3 fatias de tomate

2 fatias de queijo-de-minas frescal zero gordura

5 folhas de manjericão fresco

 

Dicas:

Misture o azeite com o orégano e a pimenta-do-reino. Sobre uma fatia de pão, arrume o tomate, o queijo e as folhas de manjericão. Tempere com o azeite, cubra com a outra fatia de pão e sirva. Se preferir, leve à sanduicheira ou frigideira para aquecer.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.