Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-10-2018 às 21:46

Cuidando da saúde e beleza da pele durante viagens

| Creditos: PixaBay

Quando pensarmos em viajar, não devemos nos preocupar apenas com  o que levar como vestimenta, devemos nos preocupar também em como preparar a pele para variações climáticas e o que fazer para que  ela não sofra tanto com isso.

Alterações na temperatura, na umidade do ar são fatores importantíssimos que devem ser previstos em viagens. “As vezes  não entendemos porque nossa pele craquela ao passar maquiagem, dói ao lavarmos o rosto, descama em algumas situações e em outras a oleosidade até dimunui.  Mas qual a explicação? Em ambientes muito frios e secos, podemos desenvolver um ressecamento tão intenso que pequenas  fissuras com consequente desconforto podem aparecer. Descamação e prurido intensos também podem surgir, não apenas na facemas em todo o corpo”, explica a médica Dra. Andrea Mychelayne Nunes, que tem clínica no Rio de Janeiro.  

Peles extremamente oleosas podem ser beneficiadas com essas variações. 

“Já em temperaturas extremamente altas, com calor excessivo, o aumento da sudorese pode contribuir para  o surgimento de patologias de origem  fúngica  ou bacteriana. As “micoses” estão relacionadas com umidade e aumento da temperatura”, destaca a médica.  

O Odor não agradável em axilas pode apontar para a existência de colonização bacteriana nessa região. “As hiperidroses ( facial, axilar, palmo-plantar)  -  aumento da transpiração – acentuam-se mais no calor. Precisamos ressaltar ainda o risco elevado de lesões de câncer de pele ou pré câncer em regiões de maior incidência de raios solares.  Além de outras patologias como melasmas e discromias. Infecções virais como as causadas pelo vírus do “herpes” podem se manifestar alguns dias após uma intensa exposição solar, apresentando-se como  vesículas  “geralmente” em lábios”, detalha Dra. Andrea que é Coordenadora da Pós Graduação em Cirurgia Dermatológica Do Hospital Da Gamboa – Rio de Janeiro(RJ). 

 Acne solar também pode surgir após subter a pele a vários dias de sol e calor.

 

Dra Andrea Mychelayne dá várias dicas importantes:

- Ainda dentro do avião leve consigo hidratantes adequados ao seu tipo de pele, em embalagens apropriadas. Leve também algumas águas termais ou dermatológicas, com ativos que promovem a hidratação e ainda acalmam. Não esqueça os lábios, eles sofrem muito no avião, carregue hidratantes labiais de preferência com filtro solar.

- As viagens de carro  podem ser mais longas. Por isso tenha a mão algum lenço para limpeza facial, ou ainda produtos  que não necessitam de enxágue. Não esqueça que a exposição solar dentro do carro também é maior. Faça uso regular de seu fotoprotetor, não apenas no rosto, mas no corpo  também.

- Para invernos rigorosos e longos não abra mão de um hidratante muito bom. Não esqueça dos lábios novamente! E um alerta importante...cuidado com suas unhas, elas também sofrem, ressecando e quebrando. Tente hidratá-las.  

- Viagens para locais de praia, piscina, muito sol e calor... essa exposição intensa pode causar danos irreparáveis. Algumas hipocromias ( pequenas manchas brancas)na pele, de difícil tratamento, que somente  surgirão no futuro, podem ser iniciadas nesse momento. Algumas Lesões de câncer de pele também, por isso a importância do uso de fotoprotetores, barracas, roupas especiais e  óculos de sol. 

- Os cabelos também sofrem com essa exposição; o sal, o cloro o sol, são todos danosos a eles. Precisam ser protegidos e hidratados. O uso de produtos especiais, chapéus, bonés também se faz necessário.

Um cuidado especial com as crianças. Tudo nelas é mais intenso. Queimaduras, desidratação, doenças de pele. Seque bem seu pequeno ao sair da piscina ou praia. Use filtro físicos e roupas leves, mas com proteção solar. Respeite o horário de exposição.

- O uso de maquiagem em viagens é um assunto  especial. Geralmente ou não usamos nada, queremos ficar livres da obrigação de nos maquiarmos todos os dias, ou justamenteo contrário – vários eventos que necessitam de produção especial.  Caso você opte por não usar nada, não esqueça pelo menos do filtro solar. 

 

Caso precise se maquiar,  a médica apresenta algumas dicas para que no final da viagem sua pele não esteja muito sacrificada:

A – leve consigo um sabonete neutro e outro adequado ao seu tipo de pele, por conta das variações climáticas

B- Tenha um demaquilante bifásico – não agride peles e áreas sensíveis

C- leve  seu antioxidante, rejuvenescedor ou hidratante

D – Pele preparada agora é hora de se maquiar. Uma dica: para poupar a mesma, troque sua base por filtros com cor e com textura adequada a sua pele. 

E – Não durma nem permaneça mais que 8 horas com a maquiagem no rosto.

G – Trate-a antes de dormir!

Proteja-se, cuide-se, leia, informe-se , prepare seu corpo para sua viagem e aproveite ao máximo!

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.