Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 20-10-2018 às 08:46

Projeto desperta interesse de crianças pela leitura em 9 estados

Espaço de Leitura Semear em Guaraci, São Paulo. | Creditos: Gerardo Lazzari - Divulgação/Fundação Bunge

Como será o futuro dos livros e da leitura no Brasil? Pensando nesta questão, a Fundação Bunge criou o programa Semear Leitores, que estimula o contato das crianças com os livros de maneira mais prazerosa, incentivando a ampliação do universo dos pequenos. O programa possibilitou a implantação de espaços lúdicos e acolhedores em várias regiões do país, onde acontecem troca de livros, feiras literárias, contações de histórias, apresentações teatrais, oficinas, palestras e formação de mediadores de leitura – profissionais responsáveis por estimular o gosto pelos livros e pela leitura.

Os números revelam que a iniciativa vem dando certo e despertando cada vez mais o interesse das crianças pelo mundo da literatura. Em 5 anos foram criados 32 Espaços Semear Leitores em 21 municípios de nove estados brasileiros. Só neste ano, já foram registradas mais de 30 mil visitas e mais de 9 mil empréstimos de livros nos 32 espaços. E em 2017, os espaços de leitura receberam cerca de 288 mil visitas e 53% das crianças que visitaram as salas de leitura fizeram empréstimos de livros.

Para disseminar boas práticas de incentivo à leitura para além das fronteiras do programa Semear Leitores, a Fundação Bunge também conta com parcerias com as Secretarias de Educação dos municípios onde o programa está presente. Além da formação de todos os mediadores de leitura, professores e coordenadores educacionais da rede municipal de ensino participam dos encontros de formação em âmbito nacional e regional. Em 2017, foi possível capacitar 196 profissionais da educação de 9 estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso e Tocantins).

Hoje, os Espaços de Leitura Semear Leitores possuem baús lúdicos, com adereços e fantasias que contribuem para atividades de contação de história, tornando o momento e o ambiente ainda mais aconchegante e interessante para as crianças, além de acervo com mais de 700 títulos, que são renovados semestralmente com o envio de kits com 15 novos livros. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.