Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 18-11-2018 às 09:14

Peixe Betta: ótima opção de pet para ter em casa

Peixe Betta. | Creditos: Portal dos Pets

Os peixes Betta são bonitos e perdem apenas para o peixe dourado em popularidade, eles são encontrados em muitas casas. Eles são famosos por serem amigáveis e de fácil manutenção, mas antes de comprar um, o ideal seria prestar atenção em alguns detalhes.

Cheque o histórico da loja. Veja se eles são criadores experientes de peixes betta. Uma linhagem fraca poderá resultar em peixes doentes e com pouco tempo de vida.

Observe as cores do peixe. Cores opacas em machos é um sinal de doença. Outra dica importante é checar se os olhos estão brilhando.

Veja se ele responde a seus movimentos. Peixes que ficam isolados no fundo tendem a ter problemas de saúde. Compare-o com os outros peixes da loja para ver qual está mais ativo.

Se você já tem um peixe betta, não o coloque junto com outro peixe betta, pois eles são bem agressivos e territorialistas.

 

Aquário ideal

Para manter um betta saudável são necessários alguns requisitos em seu habitat artificial.

Um aquário de no mínimo 7 litros

Um condicionador de água, para remover o cloro e outros metais pesados tóxicos que estão presentes na água da torneira.

Uma tampa ou rede, para evitar que eles pulem para fora do aquário.

Um filtro: pode ser qualquer tipo de filtro de aquário que não tenha muito fluxo.

Sal para aquário: pode ser adicionado à água do tanque para evitar doenças e facilitar a respiração dos peixes.

Condicionadores biológicos: bactérias benéficas que “neutralizam” substâncias nocivas como a amônia.

Uma boa dica é manter algumas pequenas plantas aquáticas para melhorar a qualidade da água. Os bettas não precisam de bombas de ar, pois eles podem respirar diretamente pela superfície da água.

 

Comida

Alimente seus peixes uma ou duas vezes por dia. Deixe de alimentá-los uma vez por semana para que o sistema digestivo deles possa descansar. Não exagere na comida, superalimentação pode poluir a água e até mesmo matá-los.

Alimente-os apenas com o que eles conseguirem consumir em 2 minutos.

Eles devem ser alimentados com comida especial para bettas, como Tetra BettaMin. Não alimente-os com ração rica em gordura, pois eles provavelmente não vai comê-la. Como petisco, você pode alimentá-los com larvas de mosquito ou Artêmia salina adulta viva alguns dias por semana...

 

Como Cuidar do Peixe Betta?

O principal cuidado que deve ser tomado com um peixe betta é a temperatura. Temperaturas acima dos 30 graus ou abaixo dos 22 graus podem trazer riscos ao seu peixe. Caso você viva em um lugar com mudanças drásticas de temperatura, ou cuja temperatura média ultrapasse os limites do betta, use um aquecedor para manter o clima do aquário constante.

Como já foi dito antes, os peixes bettas são bem agressivos com outros peixes bettas. Mas alguns outros peixes podem servir de companheiros de aquário para eles, com algumas restrições. O peixe não pode ser parecido com um betta, não pode ser agressivo e não pode ser muito pequeno, pois o betta pode comê-lo. Alguns peixes que dão bons companheiros de aquário são: cascudos, corydoras e tetras.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.