Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-09-2018 às 07:02

Cinco dicas essenciais para proteger a cútis no inverno

Cuidados simples ajudam a manter a pele bonita e saudável na estação mais fria do ano

| Creditos: PixaBay

Durante as estações mais frias do ano, é normal a pele sofrer com ressecamento e descamação. Isso acontece, não só por conta das baixas temperaturas, mas porque a umidade do ar diminui, tornando o clima e a cútis mais seca. “Outros fatores que também contribuem para este aspecto é a redução da transpiração e os banhos mais quentes, fazendo com que a oleosidade natural da pele vá embora, deixando-a esbranquiçada”, explica Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da ONODERA Estética. 

 

Para proteger a pele e curtir a estação sem preocupação, a especialista separou seis cuidados para incluir na rotina: 

Mantenha a pele hidratada - Nos cotovelos, joelhos e calcanhares, áreas que costumam ficar mais ressecadas e até rachadas, aposte em um creme mais concentrado. Para o restante do corpo, um hidratante básico é o ideal. “É importante ressaltar que os cremes para o rosto devem ser específicos para a região, pois a oleosidade em excesso de determinada fórmula pode resultar em acnes. Outro conselho é não puxar as peles do lábio, trate a região com produtos específicos, como manteiga de cacau e bálsamos”, lembra a profissional. Para peles normais e levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam que os cremes sejam aplicados de 2 a 3 vezes ao dia, mas sem exagero.    

 

Controle a temperatura do chuveiro – Quando está frio o banho quente parece ser uma das melhores partes do dia, mas é preciso atenção. “Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural, resultando em peles mais ressecadas e com sinais de irritação e dermatite. Portanto, o ideal é banhos mornos. Evite, também, ensaboar-se demais e o uso de buchas, pois também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele”, recomenda Thaís.      

 

Beba bastante água – Ingerir pelo menos dois litros de água por dia não vale apenas para o verão. “No inverno, apesar de não estarmos perdendo líquido através da transpiração, nosso corpo fica seco pela falta de umidade do ar e precisa de todo o líquido que pudermos oferecer. Por isso, mantenha sempre uma garrafa de água ao lado”, recomenda.     

 

Não esqueça o filtro solar – Para muita gente, o sol de inverno é inofensivo, mas não é bem assim. “Apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA continua forte, sendo mais agressiva no que diz respeito à penetração sobre a derme. Por consequência, é uma das causadoras do aspecto envelhecido e dos tumores na pele”.

 

Verifique a umidade do ar – Como o inverno traz o tempo seco, para manter o ambiente mais úmido, use um vaporizador ou uma bacia com água.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.