Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-09-2018 às 07:40

A importância da musculação para quem corre

| Creditos: PixaBay

Se engana quem pensa que musculação é importante somente para quem quer ganhar músculos. De acordo com o educador físico da Smart Fit, Edelmans Gomes, esse treino é essencial para quem corre. "Durante a corrida, o corpo sofre intensos impactos, principalmente sobre as articulações dos membros inferiores, e isso pode causar lesões ao praticante. A forma mais eficiente de preveni-las é fortalecendo a musculatura e as articulações, por meio da musculação", comenta o profissional.

A prática de corrida deve estar associada à musculação. "O treino de musculação vai trabalhar o fortalecimento dos ossos, articulações, músculos e tendões, partes do corpo que são fortemente acionadas na corrida. Em complemento, o praticante vai ganhar massa muscular e perder peso e, consequentemente, terá mais facilidade na execução do movimento que o corpo exige durante a corrida, baixando assim o seu tempo e aumentando a distância percorrida", explica o professor da Smart Fit.

É recomendado um treino de musculação que fortaleça, principalmente, os músculos dos membros inferiores, já que eles são mais exigidos durante a corrida. Mas é importante ressaltar que para um melhor desempenho é preciso trabalhar também os membros superiores e o tronco, que são responsáveis por manter o equilíbrio durante a prática. "A musculação deve ser realizada de 3 a 5 vezes por semana, dependendo do nível de treino em que o praticante está. O ideal é que seja feita fora do horário da corrida, mas caso não seja possível, o indicado é que aconteça após o treino", sugere Edelmans.

Para que o treino de corrida seja ainda mais eficiente, o profissional de educação física recomenda que o praticante corra até 4 vezes por semana, e nos outros dias faça um treino regenerativo, ou seja, atividades mais leves que são essenciais para a recuperação das fibras musculares, como por exemplo, bike ou o aparelho elíptico.
 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.