Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-09-2019 às 05:49

Os sete erros mais comuns em uma entrevista de emprego

| Creditos: Shutterstock

Uma entrevista de emprego bem-sucedida é a porta de entrada para um novo trabalho ou pelo menos para a próxima fase do processo seletivo.  Porém, muita gente ainda comete desvios nesse momento tão especial. “Seja em uma oportunidade fixa ou temporária, a entrevista quase sempre marca o início do recrutamento; é quando tanto o candidato quanto o empregador construirão suas primeiras impressões um sobre o outro. Por isso é tão importante”, diz Márcia Almström, diretora de Recursos Humanos do ManpowerGroup Brasil, empresa líder em soluções de gestão de carreiras, seleção e recrutamento.   Conheça abaixo os 7 principais erros cometidos por candidatos em uma entrevista, listados pelo ManpowerGroup, e prepare-se melhor! 

Erro 1 – Chegar atrasado

Dica: Ao saber do local da entrevista estude as possibilidades de rotas e pontos de referência para o endereço. Caso perceba que vai se atrasar, o melhor é comunicar a empresa. Tente chegar com pelo menos  20 minutos de antecedência.

Erro 2 -  Ser prolixo ou monossilábico nas respostas

Dica:  Saiba desenvolver as suas respostas com segurança e naturalidade,  valorizando o seu potencial profissional.  Para isso  é muito importante que você conheça bem o seu currículo e esteja à vontade com ele.

Erro 3 – Estar desinformado

Dica:  Antes de chegar à entrevista, pesquise sobre a empresa onde deseja trabalhar.  Colete informações que poderão ser úteis ao processo seletivo.   Ter mais familiaridade com a empresa  sempre reduz o nervosismo e demonstra seu interesse em integrar o time da casa.

Erro 4 – Perguntar sobre o salário logo no início da conversa

Dica:  Claro que a remuneração é importante, mas focar a conversa nela demonstra que o dinheiro é sua única motivação, o que não é bem visto pelas empresas.

Erro 5 – Falar mal da experiência anterior

Dica:   Confidencialidade e descrição são fatores que as empresas buscam nos candidatos, por isso mantenha a ética profissional. Evite falar mal de seu antigo emprego e revelar informações confidencias.

Erro 6 -  Estar vestido de forma inadequada

Dica:  Uma entrevista de emprego é algo sério.  Conheça o perfil da empresa para a qual está se candidatando e vista-se de forma coerente com ela. Cores neutras e mais discretas diminuem as chances de errar.

Erro 7 – Expor demais a vida pessoal

Dica:  Expor problemas ou condições familiares, como doença e problemas financeiros,  como uma estratégia para  pleitear a vaga é uma péssima ideia.   O critério para a seleção aqui será, principalmente, sua postura e experiência profissional.  Valorize-as! 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.