Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-09-2018 às 18:54

Encontro: mulheres da América do Sul e Alemanha vão desenvolver jogos

Duas semanas de workshop de programação de games dirigidas à mulheres da Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia e Peru

| Creditos: PixaBay

Embora pesquisas demonstrem que a maioria das pessoas que jogam videogames é de mulheres, elas são minoria na produção de games, especialmente nos campos de programação e design. Os videogames são hoje uma mídia onipresente de massa, que molda a vida cotidiana, as visões de mundo e as experiências tanto de adultos jovens quanto de crianças. No entanto, a diversidade de narrativas, personagens, enredos e questões retratadas nos games é bastante limitada em função do caráter homogêneo de seus produtores.

Com o objetivo de acentuar e diversificar a criação de games digitais, o Goethe-Institut, em cooperação com a revista SOFA, vai convidar 12 participantes da América do Sul e da Alemanha para um encontro em São Paulo. Durante um code-a-thon de duas semanas, as participantes irão desenvolver juntas games digitais. O enfoque do workshop está no desenvolvimento de conhecimento na área de programação de games, narrativas digitais e design de games. As participantes serão orientadas por roteiristas de games, bem como por especialistas em games digitais.

O Codeathon acontecerá entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro de 2018 em São Paulo. Devido ao fato de as participantes do workshop serem de diferentes países, a comunicação será feita principalmente em inglês. No entanto, queremos estimular a candidatura de mulheres sem conhecimento avançado do inglês. Como a compreensão dos conteúdos é mais importante que a comunicação oral, intérpretes estarão à disposição das participantes.


O programa cobre:

Para as participantes de fora de São Paulo: viagens para/de São Paulo (classe econômica);
Para as participantes de fora de São Paulo: hospedagem durante a permanência em São Paulo;
Ajuda de custo durante a permanência em São Paulo.

 

Workshops de seleção:

As participantes brasileiras serão selecionadas no workshop de dois dias com Twine, uma plataforma open-source gratuita com a qual as ideias podem ser estruturadas de maneira simples e rápida, e que permite também a criação e visualização de enredos para jogos digitais. A plataforma é de fácil utilização e serve de apoio não apenas para quem está iniciando, como também a experientes programadoras e desenvolvedoras na criação de ideias para jogos digitais. O workshop será realizado em inglês.


Datas:

Salvador Bahia: Segunda-feira/terça-feira, 9 e 10 de julho de 2018, das 10h00 às 18h00

São Paulo: Quinta-feira/sexta-feira, 12 e 13 de julho de 2018, das 10h00 às 18h00


Conteúdo:

Introdução ao design de games: O que é um bom jogo? Como construir um jogo? Como funciona um playtest?
Showcase Jogos Femininos e Personagens: visão geral
Best of Twine: O que é possível fazer com essa ferramenta?
Introdução às funções básicas do Twine
Desenvolvimento de protótipos para jogos/prototipagem para Twine
As participantes desenvolverão no workshop as primeiras ideias para os jogos digitais. Um júri escolherá duas participantes para o workshop em São Paulo. 

 

Coordenação do workshop: Christiane Hütter, Rede Invisible Playground, Berlim

Christiane atua na intersecção entre arte, design de games e narrativa (storytelling). Seus trabalhos incluem um amplo leque de formatos – de jogos urbanos, instituições fictícias e formatos participativos no espaço urbano. Ela dá aulas em universidades nas áreas de cinema, artes e games, além de prestar consultoria a diversas instituições sobre temas como games e participação.

 

Requisitos necessários:
 
A chamada se destina a mulheres entre 18 e 25 anos. Em particular gostaríamos que, principalmente, se sintam estimuladas a se inscrever, mulheres que ainda não sejam profissionais da área de desenvolvimento de jogos digitais, mas que gostem da ideia de desenvolver jogos em grupos.
 
Além disso, os seguintes pré-requisitos são necessários para a inscrição:
 
- conhecimentos básicos em desenvolvimento de games (programação/design de games/arte para games);
- não é necessária a atuação profissional na área de desenvolvimento ou design de games;
- conhecimentos para se comunicar em inglês (pelo menos ter boa capacidade de compreensão)
- disponibilidade de tempo no período de 29 de outubro a 9 de novembro de 2018 para participar do Code-A-Thon


Inscrições:
 
Clique aqui para obter o formulário de inscrição. Será feita uma seleção entre as interessados em participar do workshop e logo teremos uma lista definitiva das participantes.
As candidaturas podem ser enviadas até 01 de julho de 2018.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.