Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-08-2018 às 01:29

Mitos e verdades da sensibilidade nos dentes

Dentista esclarece dúvidas que circulam o problema

| Creditos: PixaBay

A sensibilidade nos dentes atinge muitas pessoas e, nesses casos, comer algo mais quente, gelado ou doce pode ser uma verdadeira tortura. De pequenos choques a fisgadas mais intensas, a hipersensibilidade é o problema de saúde bucal mais comum no Brasil, segundo pesquisa feita pela Kantar TNS.

Quando o assunto é sensibilidade dentária, surgem muitas dúvidas e opiniões. É uma doença? Como faz para preveni-la? Quais são as causas? Pensando nisso, Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, esclarece abaixo, as principais questões levantadas sobre o incômodo. Confira:

 

Sensibilidade nos dentes é uma doença?

Mito. “A hipersensibilidade é uma condição decorrente de problemas comuns, como escovação inadequada, cáries e outros problemas mais sérios, como a gengivite. Então é um sintoma, não uma doença”, comenta a profissional.

 

Tratamentos de clareamento deixam os dentes mais sensíveis

Verdade. Segundo a dentista, as substâncias utilizadas nos tratamentos de clareamento penetram no esmalte e alcançam a dentina, o que pode deixar os dentes temporariamente sensíveis.

 

Forma de escovar os dentes influencia no sintoma

Verdade. Escovar os dentes de forma incorreta, usando a força, ou utilizar uma escova de cerdas muitos duras, pode aumentar o desgaste da camada de esmalte, originando o problema.

 

Cremes dentais específicos ajudam a proteger os dentes

Verdade. “Alguns cremes dentais são produzidos especificamente para criar uma barreira protetora em volta da dentina, protegendo-a de alguns responsáveis pelo desenvolvimento da sensibilidade”, esclarece Rosane.

 

Ir ao dentista regularmente ajuda na prevenção

Verdade. Consultar um dentista a cada seis meses ajuda a prevenir inúmeros problemas, justamente por conseguir diagnosticar e tratar incômodos e doenças de forma precoce.

 

Mascar chiclete alivia a sensibilidade

Verdade. “As gomas de mascar estimulam a produção de saliva, que contribui para o processo de remineralização dos dentes, auxiliando na recuperação dos minerais do esmalte perdidos pelo organismo”, aconselha a dentista.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.