Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-10-2018 às 04:36

Como as transformações digitais revolucionam o trabalho

| Creditos: PixaBay

Em palestra na Abrafiltros, consultor Prof. Dr. Marcos Peters diz que mudanças serão muitas, algumas profissões serão extintas e outras surgirão. Locais fixos de trabalho serão reduzidos e as pessoas terão várias atividades em diferentes ocupações.

Os algoritmos, conjunto de regras e sequência de instruções para executar tarefas, surgiram para organizar as coisas e nos ajudar. No entanto, provocarão muitas mudanças em diversos ambientes, inclusive no corporativo e profissional. Esta foi a afirmação do Prof. Dr. Marcos Peters, consultor, escritor, e Diretor Executivo da Marpe Contabilidade e Consultoria, na palestra “Algoritmos e Talentos – A Nova Sociedade do Serviço”, ministrada na ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

Para João Moura, presidente da ABRAFILTROS, “este tema é muito pertinente nas corporações em um momento que o universo digital está cada vez mais presente na vida das pessoas e nada melhor do que a visão de um especialista para analisar o cenário, por isso, a escolha do Prof. Dr. Marcos Peters”.

Em sua apresentação, o palestrante falou que os algoritmos substituem ou gerenciam as estruturas organizacionais. São sistemas que resolvem ações de gerenciamento. “O Uber gerencia um sistema de táxi num município. Já com o iFood pode-se escolher o que comer e receber a alimentação em casa. São modelos de algoritmos”, comenta.

Demandas nascem e morrem. O trabalho e os algoritmos também. “Ocorrerá o desaparecimento de profissões, entre elas, ascensoristas, cobradores, fotógrafos, datilógrafos, telefonistas e carteiros, mas, em contrapartida, surgirão ou se consolidarão outras, como áreas de atendimento e eventos, cuidadores, orientadores, sommeliers, dress coaching e “conteudistas” digitais”, diz Peters, citando que o Orkut, um algoritmo, também sumiu. Segundo Peters, em 5 anos, 25% das atuais empresas dos mais variados segmentos desaparecerão por motivos digitais.

Ele explica que as empresas não serão mais as organizadoras de trabalho. Esta função será cumprida pelos algoritmos. Ocorrerão alterações também nos locais de trabalho, que não serão mais fixos. “Haverá uma revolução no trabalho, mas as pessoas não devem ter receio e sim utilizar os algoritmos como uma ferramenta para auxiliá-las a desempenhar seu papel no mundo profissional”, esclarece.

Peters finaliza a palestra dizendo que, futuramente, as pessoas terão diversas atividades e não mais focarão em um emprego só. Por isso, devem sempre enxergar o mundo e os outros, atendendo sempre as demandas que surgirem.

O evento fez parte do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2018, que a cada mês, abre suas portas, oferecendo de forma gratuita palestras de temas relacionados ao contexto socioeconômico do Brasil e do mundo. O próximo encontro será no dia 21 de junho, das 11h às 12h30 na sede da Abrafiltros e em homenagem ao mês do meio ambiente, trará palestra com o tema “Legislação e práticas de logística reversa pós-consumo no Brasil”, ministrada pelo especialista na área e gestor do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, Marco Antônio Simon.

 

Serviço:

Palestra: Legislação e práticas de logística reversa pós-consumo no Brasil Palestrante: Marco Antônio Simon
Data: 21/06/2018 (quinta-feira), 11h00 às 12h30
Local: Av. Pereira Barreto, 1395 – Bairro Paraíso – Santo André (SP)
Inscrições gratuitas no site 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.