Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-08-2018 às 01:29

Creme de Milho com Renda de Parmesão 

Além de estar presente em diversas receitas, o milho é grande aliado na saúde dos consumidores

Creme de milho com renda de parmesão | Creditos: Race Comunicação

Protagonista na mesa dos brasileiros, o milho é utilizado na preparação de diversos pratos como canjica, mingau, curau, bolo, pipoca e outras comidas que são bem conhecidas e apreciadas em todo o Brasil. Tanto em receitas doces quanto em salgadas, o milho é um destaque gastronômico por sua facilidade de preparo, baixo preço e gosto marcante.

Fonte de fibras, o milho é um grande aliado da saúde. De acordo com Marília Zagato, nutricionista do Comitê Umami - organização responsável pela divulgação do gosto umami no Brasil -, o alimento ajuda o trânsito intestinal e é uma boa fonte de energia. “A cada 100g, o milho conta com 28,6g de carboidratos, 138 calorias, 3,9g de fibras, 6,6g de proteínas e é um cereal que não contém glúten”, explica a nutricionista.

Além disso, o milho contém 106mg de glutamato por 100g, sendo considerado um alimento umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano. “O quinto gosto proporciona benefícios à saúde, como o aumento da salivação, o que auxilia o processo de mastigação, além de ajudar na digestão de proteínas ", finaliza a nutricionista.

E, para deixar a semana mais saborosa, Marília Zagato separou uma receita com milho. Confira o modo de preparo:

 

Creme de Milho com Renda de Parmesão 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo
1 cebola pequena picada (100 g)
3 espigas de milho demolhadas (300 g)
meia colher (chá) de sal
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)

 

 

Modo de preparo: 

Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer.
Junte a cebola e refogue rapidamente até dourar.
Retire do fogo e transfira para o copo do liquidificador. Acrescente o milho e o sal, e bata por 2 minutos, ou até virar um creme.
Coe com o auxílio de uma peneira, volte à panela e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi-tampada, por aproximadamente 10 minutos, ou até engrossar.
Enquanto isso, em uma frigideira grande, espalhe o queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar.
Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e deixe esfriar até enrijecer.
Quebre em pedaços grandes e sirva em seguida acompanhando o creme de milho.

 

Umami

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento..

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.