Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 20-10-2018 às 08:22

Projeto “Laços” celebra o elo cultural e gastronômico entre Belém e Portugal

Evento promovido pela UNESCO e Prefeitura de Belém alia música, poesia, história e culinária nos dias 7 e 8 de junho

| Creditos: Caio Gallucci

Belém é a cidade mais portuguesa do Brasil. Com seu centro histórico repleto da arquitetura de traços lusitanos e sua culinária marcada pelos sabores vindos do outro lado do Atlântico, a capital do Pará celebra, nos dias 7 e 8 de junho, essa mistura de culturas no projeto “Laços”, realizado pela Prefeitura de Belém e UNESCO. O evento conta com a presença do maior chef português da atualidade, Vítor Sobral, shows de poesia e música e feira culinária.

Trata-se de uma programação que integra o selo Cidade Criativa da Gastronomia, título recebido por Belém pela UNESCO nos 400 anos do município. Após ter reunido chefs de cozinha de diversos continentes e sediado o evento Cidades Criativas pela primeira vez nas Américas, a capital do Pará homenageia a língua, música, poesia, arte, história e as receitas nascidas a partir do encontro entre os povos lusitano e brasileiro.

 

Programação

No dia 7 de junho, no Parque da Residência, haverá o jantar de abertura assinado pelo renomado chef Vítor Sobral, a maior personalidade da cozinha portuguesa. Na ocasião, será exibido um vídeo que faz o diálogo entre a capital paraense e Lisboa. Por sua trajetória de forte ligação com ambas culturas, a cantora Fafá de Belém será empossada embaixadora dos Laços Belém/Portugal.

No dia 8, a partir de 9h, o público poderá visitar a Exposição de Artesanato Luso Brasileiro e Azulejaria, na Estação das Docas. Haverá ainda um mergulho profundo na história original de Belém, com uma exposição que resgata as primeiras famílias portuguesas a chegarem à capital amazônica, há quatro séculos, e contribuíram para a construção da identidade miscigenada da cidade das mangueiras.

A partir de 14h30, será realizado o workshop com os historiadores, músicos e poetas portugueses e brasileiros, no teatro Maria Sylvia Nunes. Em seguida, haverá um espetáculo com o ator Alexandre Borges, que recita Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes.

 

Cultura a céu aberto

A ocupação do centro histórico com arte e gastronomia marca o projeto “Laços”. Nesta noite, a área será interditada para o tráfego de veículos e apenas pedestres terão acesso ao espaço.

Às 17h, o Festival Gastronômico toma a extensão do Feliz Lusitânia, complexo arquitetônico da Cidade Velha, o primeiro bairro da cidade. O público poderá transitar entre as primeiras edificações da capital e saborear diversos pratos ofertados pro chefs e restaurantes que integram a feira.

Às 19h, Fafá de Belém homenageia a música lusitana com um show de fados na Igreja Santo Alexandre.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.