Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 16-10-2019 às 03:41

5 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dominar emoções e comportamentos é fundamental para quem deseja se tornar uma pessoa querida e respeitada

Pessoas sem inteligência emocional têm dificuldades para lidar com as mais diferentes situações do dia a dia | Creditos: Shutterstock

Inteligência emocional é a habilidade de entender as emoções das pessoas ao seu redor. Pessoas com essa característica são capazes também de analisar o próprio comportamento e como ele influencia nos acontecimentos e relações do dia a dia.

Grandes líderes são aqueles com uma inteligência emocional bem amadurecida. A empreendedora Lolly Daskal listou para o site Inc algumas dicas para quem quer desenvolver em si mesmo essa característica.

1. Analise o seu comportamento

Faça um esforço diário para prestar atenção nos seus comportamentos e emoções. É importante também notar como você reage às mais diferentes situações da vida. Em seguida, considere como isso afeta você e as pessoas ao seu redor.

2. Domine as suas emoções

Manter o controle das suas emoções e atitudes é um elemento básico de uma personalidade responsável. Ao dominar as suas reações você consegue evitar decisões ruins que poderiam ser tomadas no calor do momento.

3. Confie em você e na sua equipe

Você deve ter sempre confiança em si mesmo e na sua equipe, principalmente em momentos de crise. Ter consciência das suas habilidades ajuda você a reagir da melhor maneira possível, mesmo em situações difíceis.

4. Crie empatia

Empatia é a característica fundamental daqueles que têm inteligência emocional. Isso significa fazer os outros se sentirem mais confortáveis e valorizados no ambiente de trabalho. Líderes com empatia sempre têm um bom canal de diálogo com outras pessoas.

5. Respeite o próximo

Aqueles com forte inteligência emocional são também conhecidos por tratarem bem as pessoas. Antes de colocar seu foco apenas no sucesso individual, ajude os outros a se sentirem valorizados. Lembre-se: só é respeitado aquele que é respeitoso.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.