Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-08-2018 às 02:57

Prepare em casa um hambúrguer umami

Rafael Dantas, do canal Rango do Rafa, ensina como fazer um hambúrguer de dar água na boca

Hambúrguer Umami Feast | Creditos: Divulgação: Race Comunicação

O clássico hambúrguer, famoso no mundo inteiro pela facilidade no preparo, pelo sabor e pelas diversas maneiras de ser apreciado, pode ser considerado uma refeição completa, pois reúne carboidrato, proteína e vegetais.

Diferentes histórias remontam ao surgimento do hambúrguer e a mais conhecida relata que a combinação de pão com bife de carne moída foi apresentada aos Estados Unidos pelos alemães, que chegavam do Porto de Hamburgo. Logo surgiram os primeiros carrinhos vendendo o bife de Hamburgo, como inicialmente foi chamado. No Brasil, o hambúrguer chegou em meados dos anos 50, com as primeiras redes de fast food e lanchonetes. Com o passar do tempo, começou a ganhar cada vez mais admiradores e novas versões foram apresentadas, utilizando outros cortes de carne, como picanha e fraldinha.

A combinação de pão com carne está presente nos mais variados cardápios do universo gastronômico e o prato pode ter acompanhamentos mais simples, como tomate e folhas verdes, até itens mais sofisticados, como queijo brie e cogumelos. Além das carnes, que são utilizadas para preparar os hambúrgueres, os complementos também conferem o gosto umami - um dos cinco gostos básicos do paladar humano -, o que ajuda na melhor aceitação do prato e deixa a preparação ainda mais saborosa. O umami ainda garante benefícios à saúde, como o auxílio na digestão de proteínas e a manutenção da higiene bucal.

A data pede uma receita especial e, por isso, a dica é o Hambúrguer Umami Feast. O lanche é de autoria do influenciador de gastronomia Rafael Dantas, do canal Rango do Rafa. Veja como fazer:

 

Hambúrguer Umami Feast

Ingredientes:

Para o Hambúrguer

180gr de costela moída duas vezes
2 fatias de bacon picadas
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

 

Para os acompanhamentos 

2 fatias de queijo minas padrão
1/2 cebola
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de pimenta do reino

 

Para o ketchup 

4 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de chá de molho inglês
2 colheres de chá de missô
1 colher de chá de mel
Molho shoyu a gosto
2 colheres de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta caiena

 

Modo de preparo: Corte as fatias de bacon em cubos pequenos, coloque em uma frigideira ainda fria, leve ao fogo baixo e cozinhe até que fique crocante e sequinho. Tire do fogo e deixe secar no papel toalha.

Após o bacon esfriar um pouco, incorpore-o na carne do hambúrguer.

Pegue as porções individuais de hambúrguer e bata (arremesse a bolinha de carne de uma mão à outra) para uniformizar e compactar levemente.

Tempere com sal e pimenta somente quando for para a chapa.

Quando virar, acrescente o queijo minas padrão.

Corte a cebola ao meio, em seguida corte em fatias finas, formando meias-luas com os anéis. Destaque todos e coloque no leite por pelo menos 5 minutos.

Enquanto isso, misture os temperos na farinha. Depois pegue a cebola, deixe escorrer o excesso de leite e coloque na farinha. Frite no óleo a 180 graus até dourar. Se necessário, acrescente sal após a fritura.

Para o ketchup: misture todos os ingredientes com o ketchup e ajuste o tempero com shoyo se necessário.

 

Montagem: Sele o pão de hambúrguer na manteiga. Coloque sobre a fatia um pouco de ketchup, o bife de hambúrguer, mais ketchup, uma quantidade generosa de cebola e finalize com a outra fatia de pão, também selado na manteiga.

 

Umami

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.