Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 17-10-2018 às 16:26

Ingredientes funcionais favorecem alimentação

| Creditos: PixaBay

Não há dúvidas de que a maior parte dos brasileiros é apaixonada por animais de estimação, principalmente os mais tradicionais, como cães e gatos. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) explica esse amor em números: nosso País está em quarto lugar em população total de animais de estimação e, no faturamento correspondente ao setor pet, ocupa a terceira posição. No entanto, quando o assunto é alimentação, será que as pessoas sabem ao certo o que é bom para os seus bichinhos?

Na contramão da ideia de que apenas as pessoas precisam de uma dieta saudável, é necessário entender que este é um assunto também muito importante para os pets. Os alimentos ideais são aqueles que contêm ingredientes funcionais, ou seja, aditivos que quando estão presentes na formulação e associados ao consumo diário, produzem efeitos que visam aumentar a longevidade, qualidade de vida e saúde dos animais. Outros benefícios são a redução do odor das fezes, o equilíbrio do microbioma intestinal, maior absorção de nutrientes e estímulo às defesas naturais presente ao longo do trato gastrointestinal.

Além disso, alimentos funcionais também contribuem para a menor presença de radicais livres decorrentes da oxidação e fornecem compostos que desempenham papel semelhante no organismo. Outros efeitos que a associação de alguns ingredientes podem proporcionar são a proteção das articulações, pele e pelo mais saudáveis.

Há também compostos que atuam no apoio ao controle de peso e na promoção da saúde cardíaca, substâncias que ajudam no estímulo do sistema imune e redução de efeitos relacionados à senilidade quando aplicados em formulações específicas.

Vale destacar que alguns ingredientes funcionais ainda demandam embasamento científico, para que seja permitida sua ampla utilização nas embalagens. Além desse desafio, também existe a necessidade de realizar um trabalho para que os tutores dos animais saibam identificar esses itens nos rótulos e possam compreender quais os benefícios que eles proporcionam. 

Ao avaliar essas informações, é possível concluir que a indústria alimentícia voltada para pets está crescendo e apresentando evoluções importantes, mas ainda precisa investir constantemente na inovação para gerar valor agregado ao consumidor brasileiro. Os bons resultados desse avanço continuarão a serem colhidos na longevidade e saúde dos nossos pets.

 

* Lilia Kawazoe é Gerente Comercial da Unidade de Negócio Concepta Ingredients, pertencente ao Grupo Sabará, especializada no desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.