Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-06-2018 às 09:39

Sempre é tempo de empreender e pode ser incrível

A servidora pública Silvana Moura Alves transformou uma dúvida em nova fonte de renda. Faz o próprio salário, viaja o mundo e conhece gente interessante. Tudo por meio do marketing de relacionamento

Silvana, empreendedora de sucesso, diz que “quando eu percebi, nos primeiros três meses de trabalho eu já tinha faturado o meu 14º salário | Creditos: Mônica Carvalho - Empório das Fotos

Em duas palavras, descreveria Silvana Moura Alves assim: inquieta e questionadora.  Do tipo de pessoa que acredita ser a vida um processo de lapidação. De quem só leva adiante um projeto se estiver plenamente convicta dele. Foi justamente o ímpeto questionador que a colocou diante de uma mudança de vida aos 45 anos de idade. Servidora pública de carreira na área de meio ambiente, a geógrafa e mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso vivenciou em 2016 o desgaste de uma greve. Sem perspectivas de melhora do salário, concluiu que já estava na hora de um plano “b”. Decidida, foi buscar uma formação em coach. Porém, ironicamente, a dica mais reluzente que iria receber ao longo de todo o curso não estava na ementa.

Foi assim, logo de cara. Na primeira aula! “O meu coach - José Roberto Marques - estava contando pra gente que tinha acabado de voltar dos Estados Unidos e havia encontrado um creme para a pele que simplesmente tirava as linhas de expressão (rugas) do rosto em apenas dois minutos. Coincidentemente, no mesmo dia, quando eu cheguei no hotel, tinha um vídeo  enviado pela  minha irmã falando sobre esse tal creme. Eu duvidei na hora, claro. Era impossível um creme fazer isso”, conta. A irmã de Silvana foi insistente. “Emprestou” a ela uma caixa desse tal “creminho”. Proposta simples: testá-los, colocá-los à prova.

 

Um novo caminho

Silvana  fez da mãe a “cobaia”.  Por precaução, passou o creme em apenas  metade do rosto. A surpresa veio pouco tempo depois: “O que aconteceu é que eu fiquei boquiaberta. Funcionava! As rugas haviam sumido. Minha mãe, claro, quis que eu passasse na outra metade do rosto. Foi minha primeira “cliente” satisfeita.” A experiência com o produto havia aguçado a  curiosidade de Sil.

Foram horas de leitura entendendo sobre essa  linha de dermocosméticos e nutracêuticos, método de trabalho e, naturalmente, quem era a empresa. Quanto mais sabia a respeito, mais animada ficava. Estava convencida, deveria fazer parte desse negócio recém iniciado no Brasil. Uma coisa levou à outra. Pela curiosidade traduzida em horas de estudo sobre os produtos, acabou dando um “salto” na carreira dentro da empresa, sem mesmo ter começado  efetivamente trabalhar. Um novo caminho a ser talhado.  “Eu conhecia tanto a empresa, e pela experiência da leitura fui convidada  a ser a treinadora dos distribuidores Jeunesse. Aí começou o trabalho de liderança. Naturalmente, as pessoas começavam a perguntar sobre os resultados dos produtos. Quando eu percebi, em três meses  de trabalho eu tinha faturado o meu 14º salário. Trabalhando em média duas horas por dia.”  Silvana empreende com a empresa  Jeunesse.

Em tradução literal da língua francesa Jeunesse significa juventude. A marca americana, com apenas 8 anos, atua em 142 países e  ocupa atualmente a  14º colocação entre as 100 maiores empresas de vendas diretas do mundo, de acordo com a revista Direct Selling News. Para ela, o modelo de negócio e a qualidade dos produtos foram determinantes para fazer parte dessa ideia: “A Jeunesse entrega qualidade e exclusividade. O produto entrega o que te promete. Além disso, o corporativo é  reconhecido internacionalmente no mercado de vendas. Só para ter uma ideia, entre os gestores estão Marcel Sérgio Sjazubock (diretor da Natura por 20 anos) e Paloma Doro (ex-diretora de produtos de luxo da L'Oreal). Na outra ponta, há pessoas que usam nossos produtos e ficam muito felizes com o resultado”, revela. 

* Na foto Silvana e uma de suas parceiras, que usa  produto Jeunesse em apenas uma mão, e o visível resultado obtido.

 

Disciplina e dedicação

Nem tudo são flores. Assim como em qualquer outra atividade, alcançar os resultados esperados exige disciplina e dedicação. Ainda mais aos 45 anos de idade quando se busca investir em uma nova carreira. O que inclui sacrificar parte da rotina diária e refinar algumas habilidades. Lidar com relacionamentos foi uma delas. “A minha educação foi extremamente rígida. De pouquíssimos amigos, seletiva e às vezes um tanto excludente. A empresa me trouxe um desafio: aprender a me relacionar. Eu sou uma empreendedora que está em 142 países. Aprender a aprender é um dos maiores desafios. É estar local e pensar global.”

A rede de contatos de Silvana mostra até onde ela já chegou: no intervalo de dois anos a rede, formada em parceria com a irmã e  uma amiga de infância, já conta com centenas de distribuidores e clientes. Como prêmio, descobriu o conceito de renda residual. Ou seja, no caso dela, toda terça-feira entra dinheiro na conta. Além de viagem com tudo pago para Dubai e Bahamas (foto). Fruto do trabalho de uma rede que já está ampliada para fora do país. Não é só isso, o marketing de relacionamento, ou marketing multinível contribui de outra forma: ajuda a aprimorar pessoas. Nessa hora, a  formação em coach veio a calhar. “É o papel do coach despertar no outro o potencial que nem mesmo ele sabe que tem. Pra fazer sucesso em qualquer coisa na vida é preciso paixão. O faixa preta é o faixa branca que nunca desistiu. Porque é gradativo. Todos ganham!  Eu simplesmente não cresço se eu não ajudar pessoas a se destacarem.”

 

Uma nova profissão

O mercado de marketing de rede ou de relacionamento é um negócio global bilionário. Existe desde 1960. Trata-se de um modelo de venda direta, onde há relação pessoal entre vendedor e comprador. Como o próprio nome diz, a ideia é criar uma rede em que haja comercialização do produto a partir de uma estrutura de diversos níveis, bonificando  quem traz novos clientes ou empreendedores para o time. Além disso, o marketing de relacionamento também é considerado importante por fomentar o empreendedorismo. Contudo, nem sempre é bem visto, pois em alguns casos é confundido com a prática criminosa de pirâmide. Algo a ser  superado com profissionalismo, na opinião de Silvana: “O preconceito está muito ligado ao desconhecimento do modelo de negócio. É uma questão cultural. Já, por outro lado, Hoje você vê nomes como Max Gehringer, Gustavo Cerbasi e  Robert Kyosaki  falando sobre marketing de rede e recomendando esse modelo de negócio. Tony Robbins, um dos maiores estrategistas de vida,  diz ser o negócio do século XXI.

O marketing de rede é uma nova profissão. Onde você ganha para isso desde o primeiro dia em que começa a empreender. O preconceito está na ignorância. Hoje, o que eu faço é educar pessoas em relação a esse modo de empreender que é reconhecido internacionalmente.” Afinal, quem ganha mais: o dono de uma farmácia ou de uma rede de farmácias?”  Faz parte da filosofia da empresa dar um nome de joia para cada nível estratégico dentro dela. Quanto mais elevado o posto, mais preciosa tem que ser. Uma clara menção ao fato de que todos estamos em processo de lapidação.

Atualmente, no quinto degrau da “escada”, Silvana é a executiva safira da Jeunesse. Carreira talhada com dedicação e disciplina. Em troca, não tem apenas retorno financeiro, mas a oportunidade de mudar vidas e conhecer pessoas interessantes em todo o mundo. Isso, ao 45 anos de idade.  Uma lasquinha de exemplo... um espelho do quão preciosa nossa história há de ser. 

 

Convite especial

No dia 7 deste mês de junho haverá um evento dedicado a convidados especiais que estejam abertos a  conhecer melhor o trabalho da Jeunesse. Entre os palestrantes estarão Silvana e Felipe Zangari, especialista em mercado financeiro. Começa às 20h, no Hotel Delcas.

Informações: (65) 9.8148 - 8248 (telefone e whatsapp).

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Rilvas Sacária . 03-06-2018 18:52hs

Conheço-a pessoalmente e posso dizer que se trata de um dos seres humanos mais inspiradores que eu já tive o prazer de conviver. Adorei o artigo!

SILVANA MOURA ALVES . 03-06-2018 21:18hs

Muito feliz em ter um "pedacinho" especial da minha história contada por um amigo e profissional que admiro muito e compartilhada em um Portal de tamanha credibilidade.

Eurani Ramos . 04-06-2018 19:03hs

Concordo plenamente com as qualidades dada a essa pessoa maravilhosa que eu tive o prazer de conviver e trabalhar com ela a alguns aninhos atrás rsrsrs, ela é: batalhadora, guerreira, sincera, humana, amiga, inteligentíssima, esforçada, simples, paciente para ouvir e ensinar, boa líder, defende os seus subordinados como uma leoa, como ela faz questão de dizer não sou chefe é nem vocês são meus subordinados, somos sim, colaboradores, e com esse carinho, respeito e dedicação que ela a frente de uma coordenadoria dentro da secretaria fez muita diferença, sem precisar se indispor com nenhum colaborador e muito menos pressionar ninguém, se tivesse a oportunidade de trabalhar novamente com ela iria com todo prazer, ela nunca deixa ninguém para baixo trata todos com o mesmo respeito e consideração e o retorno de seus colaboradores é do mesmo jeito. Essa guerreira merece todo o meu respeito, falo de causa própria pois a conheci sem ser líder e depois como líder posso afirmar que não mudou o tratamento comigo, mudou sim com mais carinho e amizade. Valeu guerreira como eu a carinhosamente o chamo de Sil. Pode ter certeza que eu sou a nº em torcer por você e pelo seu sucesso. Um abraço carinhoso.

Olga Patricia Kummer . 04-06-2018 21:10hs

Adorei a matéria!!! Parabéns Silvana pela coragem em mudar rumo da sua vida profissional e conquistar tantos frutos!!!! Lembro quando descobriu a Jeunesse e mostrava-me o primeiros resultados com a sua mãe. Eu, claro, não podia deixar de experimentar e adorei os resultados com a Jeunesse!!!! Desejo ainda mais realizações pra vc!!!

Olga Patricia Kummer . 04-06-2018 21:11hs

Adorei a matéria!!! Parabéns Silvana pela coragem em mudar rumo da sua vida profissional e conquistar tantos frutos!!!! Lembro quando descobriu a Jeunesse e mostrava-me o primeiros resultados com a sua mãe. Eu, claro, não podia deixar de experimentar e adorei os resultados com a Jeunesse!!!! Desejo ainda mais realizações pra vc!!!

Rosivania França . 04-06-2018 21:48hs

Parabéns pela história de vida! Parabéns por ser essa mulher pertencida, visionária, aguerrida, sonhadora e realizadora. Parabéns pela escolha de quem escreveu, conseguiu captar sua essência, sua luz e sua alma e colocou em forma de palavras com a sensibilidade e precisão de um delicado afinador de instrumentos. Parabéns pelas fotos! Meus sinceros aplausos por essa bela reportagem sobre uma bela mulher.

Rosivania França . 04-06-2018 21:49hs

Parabéns pela história de vida! Parabéns por ser essa mulher pertencida, visionária, aguerrida, sonhadora e realizadora. Parabéns pela escolha de quem escreveu, conseguiu captar sua essência, sua luz e sua alma e colocou em forma de palavras com a sensibilidade e precisão de um delicado afinador de instrumentos. Parabéns pelas fotos! Meus sinceros aplausos por essa bela reportagem sobre uma bela mulher.

Rosivania França . 04-06-2018 21:52hs

Parabéns pela história de vida! Parabéns por ser essa mulher pertencida, visionária, aguerrida, sonhadora e realizadora. Parabéns pela escolha de quem escreveu, conseguiu captar sua essência, sua luz e sua alma e colocou em forma de palavras com a sensibilidade e precisão de um delicado afinador de instrumentos. Parabéns pelas fotos! Meus sinceros aplausos por essa bela reportagem sobre uma bela mulher.

Silvana Souza de Almeida . 05-06-2018 12:05hs

Muito orgulhosa de ver essa mulher linda tando por dentro como por fora estampando a capa dessa matéria. Cabe a nós mulheres a certeza de estarmos muito bem representadas por essa pessoa que é exemplo de competência, dedicação, profissionalismo em tudo que faz.

sirley Silva . 05-06-2018 18:00hs

Parabéns Silvana. Feliz por vc ter encontrado uma nova forma de se realizar profissionalmente. Sou testemunha da sua dedicação ao trabalho, da sua inteligência e do entusiasmo em tudo que se envolve. Por isso é merecedora deste sucesso estampado na página deste portal. Que venham mais conquistas para ti.

Ângela Cunha Saibert . 09-06-2018 16:20hs

Mulher inteligente, autêntica e altamente dedicada a tudo que faz. Seu brilho é intenso e reflete em todas as áreas de sua vida! Parabéns!! Seu evento foi um sucesso e que venham muitos outros... Você merece!!!

Silvana Moura Alves . 10-06-2018 19:18hs

Gratidão pelo carinho. Vocês são muito especiais.