Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-08-2018 às 01:29

Dia dos Namorados: como presentear sem se endividar?

| Creditos: PixaBay

O dia 12 de Junho está chegando e todos os anos a “corrida” para comprar aquele presente especial já começou, mas como alinhar o desejo de presentear e demonstrar sentimentos com um orçamento apertado? De acordo com o Presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, é possível agradar sem comprometer as finanças.

“É um engano pensar que o presente deve representar o sentimento; o amor é imensurável. Gestos simples e criativos, muitas vezes, valem mais do que qualquer coisa, portante equilibre a vontade de agradar com seu orçamento atual. Na hora das compras, faça pesquisas em pelo menos três lojas diferentes e fuja de parcelamentos, compre com consciência”, orienta Domingos.

Se o desejo for ir a restaurantes, presentear e até mesmo viajar, além de romantismo, é preciso ter um preparo financeiro. Confira abaixo orientações para aproveitar a ocasião sem entrar em dívidas:

 

Realize sonhos

Se o desejo é realizar um sonho, como fazer uma viagem, trocar de celular ou mesmo de carro, é imprescindível traçar um planejamento antecipado, com orçamento e poupança.

Caso não tenha feito e seja preciso se endividar para realizar este sonho, prefira se planejar para surpreender no próximo ano com segurança financeira, fazendo agora algo mais simples. Afinal, a data se repete todos os anos e é preciso combater o hábito de acumular dívidas.

 

Pesquise preços

As lojas oferecem diversas opções, com grande variação de preços, portanto este é o momento para, ao invés de comprar de forma rápida e imediata, fazer pesquisas em pelo menos três lojas diferentes.

Se os valores estiverem melhor nas lojas online, confira se ainda dá para comprar e receber a encomenda em tempo hábil.

 

Seja criativo

Que tal cozinhar um prato especial em casa e assistir a um filme ou ouvir uma boa música? O que mais vale nesta data é o sentimento, portanto a criatividade é bem-vinda e ajuda a manter o equilíbrio financeiro.

Diversas são as opções de presentes do tipo faça você mesmo, como colagens de fotos, poesias e até mesmo escrever uma carta a mão. Para os mais despojados, que tal fazer uma declaração de amor por vídeo?

 

Se antecipe

Como neste ano o Dia dos Namorados cai em uma segunda-feira, muitos casais adiantam as comemorações para o final de semana. Então se for a restaurantes, é válido fazer reservas com antecedência e se preparar para pegar filas eventualmente.

 

Invista em vocês

Caso o casal tenha dificuldade em planejar, cortar gastos e guardar dinheiro para conquistar seus sonhos, são indicados presentes relacionados a educação financeira. Livros e até mesmo cursos em casal sobre o tema podem ser o primeiro passo para conquistarem mudanças juntos.

 

Teste para casais: Vocês realizarão muitos sonhos a dois?

Baixe aqui o e-book de Dia dos Namorados e façam juntos o teste elaborado pela DSOP Educação Financeira para saber se vocês têm potencial para realizar muitos sonhos. 

 

Sobre o espcialista

Doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.