Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 24-09-2018 às 19:00

Dicas para praticar esportes com cães

Praticar esporte com o seu cachorro pode ser muito prazeroso, principalmente quando o bem-estar do cão não é comprometid

| Creditos: PixaBay

Não dá para discutir que qualquer atividade fica mais divertida quando se tem a companhia de um cachorro, e quando se trata de praticar exercícios físicos não é diferente. Mas, para quem considera a possibilidade de levar o pet para a ginástica, algumas questões devem ser avaliadas.

Antes de levar o cão para o exercício, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao médico veterinário para fazer um check-up. Por meio dos exames, é possível saber se o animal está com a saúde em dia ou se tem alguma limitação para a prática esportiva.

Algumas raças exigem mais cuidado: os cães braquicefálicos (de focinho curto), por exemplo, merecem atenção especial devido à dificuldade de respirar, especialmente em dias quentes. Aliás, quando o assunto é temperatura, os cães, assim como nós, não devem ser expostos excessivamente ao sol, e os passeios nos períodos mais quentes do dia devem ser evitados.

Outro cuidado importante está relacionado à hidratação do cachorro: o organismo destes animais é composto por cerca de 60% de água, e uma perda de 5% já é suficiente para deixá-lo desidratado. Em dias muito quentes, o animal perde mais líquido do que consegue repor; portanto, é sempre importante levar água para o seu animal. 

A ocorrência de câncer de pele em cães vem aumentando muito nos últimos anos. Poucos sabem, mas cachorros de pelagem branca, com pouco pelo na ponta da orelha, no focinho, nas patas e no rabo ou com focinho rosado precisam usar protetor solar diariamente antes de se expor ao sol. Para quem tem bichinhos assim, é preciso pedir que o veterinário indique o melhor produto para se usar; afinal, os que utilizamos não são recomendados para animais.

Praticar esporte com o seu cachorro pode ser muito prazeroso, principalmente quando o bem-estar do cão não é comprometido. Fique atento aos cuidados necessários e bom passeio!

 

* René Rodrigues Junior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.