Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 18-07-2018 às 19:41

Estabeleça uma rotina de sono saudável para seu filho

Especialista do Hospital e Maternidade São Luiz explica a importância do sono para os pequenos

| Creditos: PixaBay

Quem tem um bebê ou uma criança em casa sabe que uma rotina de sono saudável é importante para toda a família e, portanto, deve ser estabelecida desde cedo. Mas, além do sono da noite, os cochilos durante o dia também são fundamentais para o desenvolvimento na infância.

 

De acordo com a organização americana National Sleep Foundation, as horas de sono recomendadas variam para cada idade:

- 0 a 3 meses: 14h a 17h por dia

- 4 a 11 meses: 12h a 15h por dia

- 1 a 2 anos: 9h a 16h por dia

- 3 a 5 anos: 10h a 13h por dia

- 6 a 13 anos: 9h a 11h por dia

 

Até por volta dos 4 anos de idade, as crianças devem dormir durante o período diurno. Conforme aponta o Dr. Thiago Gara, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco e São Caetano, através do comportamento da criança é possível avaliar se é o momento certo de abolir as sonecas. Número de horas de sono noturno, irritabilidade e dificuldades de concentração são os principais “termômetros” para avaliar.

“As sonecas fazem descansar, consequentemente as crianças ficam menos irritadas e tudo melhora, ou seja, menos ocasiões de manha e irritação. Elas ajudam até no momento da alimentação, porque uma criança cansada e irritada não se alimenta bem” explica o especialista.

Se o tempo de sono necessário não for respeitado, alguns problemas podem ocorrer, como dificuldade de concentração, prejuízo ao desenvolvimento cognitivo, queda do aproveitamento escolar e irritabilidade. Além disso, a falta de sono adequado afeta a memória da criança e o bem-estar dos pais e da família.

 

Segundo o Dr. Thiago, não estabelecer uma rotina desde o início é o principal erro dos pais. Por isso, o especialista dá algumas dicas para tornar o momento mais fácil e tranquilo:

– Estabeleça rotinas durante todo o dia: hora das refeições, hora de brincar, hora de dormir e hora de acordar;
– Realize atividades calmas e agradáveis antes de dormir, como ler um livro ou fazer uma brincadeira menos agitada;
– Faça com que a criança tenha algum objeto que relacione ao momento do sono;
– Mantenha as luzes apagadas ou deixe o abajur ligado com alguma lâmpada bem fraca.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.